Claudio Kovacic

postado em Panorama Teatro

Por Fred França
Foto: Luiz Netto

194A1889-2

 

Claudio Galvez-Kovacic é PhD formado pela Universidade de Sorbonne, em Paris. Depois de décadas trabalhando na saúde pública, na área de doenças tropicais, atuando como professor universitário, consultor internacional e responsável pela área nas Organizações das Nações Unidas, decide encontrar nos trópicos um novo período de vida, escolhendo a cidade de Recife para morar, onde já reside há 10 anos.

A partir de 2009 passou a se dedicar a uma de suas grandes paixões, a culinária, criando o Clube Gourmet, uma junção entre cultura, artes e gastronomia, definindo o que chamou de “cozinha de fusão”. Desde então vem criando um cardápio ímpar de sete pratos a cada semana em seu próprio restaurante, definindo novos, inesperados e provocativos sabores, o que já o levou a figurar entre os 10 melhores restaurantes do país.

Em 2013 estreia formalmente na dramaturgia, dirigindo sua primeira peça no Festival Janeiro de Grandes Espetáculos e desde lá vem se dividindo entre as incursões no tablado do teatro e seus festivais gastronômicos.

Pouco me importa se tu me amas. Eu sou Duras! levou-o ao encontro de uma de suas escritoras favoritas, Marguerite Duras, numa abordagem densa e profunda de como a escritora via o mundo a seu tempo, a partir de uma inesperada “Duras recifense”.

Sucesso de crítica e púbico, a obra ficou em cartaz durante a semana Descobrindo Marguerite Duras, na Aliança Francesa do Recife, em homenagem ao centenário da escritora.