Filmes rodados e inspirados na Gran Sabana

Por Karina Morais

A região da Gran Sabana no Parque Nacional Canaima* já serviu como fonte de inspiração para diversas grandes obras da indústria cinematográfica, desde o clássico Jurassic Park, a obras de animação, como Up – Altas Aventuras da Pixar, empresa fundada por Steve Jobs e adquirida pela Disney.

Em Up – Altas Aventuras houve uma recriação detalhada e premiada dos tepuis venezuelanos. No filme, o protagonista Carl Moor improvisa um voo de balão pela infinidade da Gran Sabana, mostrando que a recriação computacional foi além dos famosos tepuis.

Além de Up outra animação da Disney que usou imagens da Gran Sabana para auxiliar nas montagens foi “Dinossauro”, especialmente nas montagens dos primeiros sete minutos do filme, que utiliza também imagens do Arizona e da Nova Zelândia.

Já longe do mundo das animações e passando para as ficções, passou pela Gran Sabana o filme Aracnofobia, de 1990, produzido por Steven Spielberg, cujos 20 primeiros minutos se passam na Venezuela. A herança das gravações não são das melhores, com críticas de moradores locais pelo excesso de lixo deixado pelos sets de filmagem.

 240px-Jurassic_Park_poster

Cartaz de divulgação de Jurassic Park.


Mas sem dúvidas, o maior sucesso que contou com a Gran Sabana como pano de fundo foi a trilogia Jurassic Park, iniciada em 1995 e também dirigida por Spielberg, com roteiro de Michael Crichton.

A trilogia encontrou na geologia do sul da Venezuela, o melhor cenário para recriar o período jurássico nos dias atuais. À época, Jurassic Park se tornou a maior bilheteria de cinema até então, cargo que ocupou durante 4 anos, até ser superado por Titanic.

 

* O Parque Nacional Canaima estará no livro fotográfico Expedição Venezuela – La Tierra de Gracia. Mais informações sobre a Coleção EcoExpedições no menu esquerdo do portal da Panorama Cultural ou no site www.colecaoecoexpedicoes.com.br. Os extras publicados no portal trazem informações e curiosidades das áreas visitadas ao longo do projeto.