Artesanato no Delta do Parnaíba

 Por Roseanny Carvalho
Fotos: Chico Rasta

Quando se fala em artesanato, o Delta do Parnaíba* se destaca pela produção de esculturas, cerâmicas das mais diversas, trançados em palha, móveis, entre outros. Boa parte desse artesanato deriva da palha da carnaúba, árvore típica encontrada nos estados do Maranhão, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte, da fibra de taboa, planta aquática comum nas lagoas da região.

São nas cidades de Parnaíba e Ilha Grande, Piauí, que os artesanatos extraídos da palha de carnaúba são confeccionados, como porta-retrato, cestos, bolsas, pratos decorativos, mandalas, acessórios, entre outros.

As peças feitas da fibra de taboa, transformadas em luminárias, tapetes, sandálias, pufes, camas, jogos americanos, e mais uma variedade de objetos, são produzidas com mais frequência no município de Luis Correia, Piauí.

A renda de bilro, conhecida internacionalmente, é produzida no município de Ilha Grande, no coração do Delta . Sua confecção é feita em almofadas enchidas com capim ou palha de arroz, fazendo uso de alfinetes, bilros e papelão, onde são produzidas as mais variadas peças como blusas, chapéus, vestidos, bolsas, entre outros.

CRAS1059

Esculturas e cerâmicas diversas também estão no portfólio dos artesãos do Delta.

CRAS1028

A renda de bilro é uma das principais atrações do município de Ilha Grande.

Assim como a palha de carnaúba e a fibra de taboa, as conchas também são transformadas em artesanato, onde são feitos colares, brincos, cortinas e enfeites, todos produzidos em Cajueiro da Praia, Piauí.

A produção do artesanato no Delta é bem característico, com traços próprios, de forte impacto, que identificam e se sobressaem na produção do estado. Muitos artesãos locais recebem suporte de instituições como o SEBRAE e a Comissão Ilha Ativa, em diversos projetos de geração de renda, que vem modificando a vida de muitas famílias locais, aproveitando-se do aumento do fluxo turístico gerado pela implantação da Rota das Emoções.

* A APA Delta do Parnaíba e a Reserva Extrativista Delta do Parnaíba estarão no livro fotográfico Expedição Piauí – O Sol do Equador. Mais informações sobre a Coleção EcoExpedições no menu esquerdo do portal da Panorama Cultural ou no site www.colecaoecoexpedicoes.com.br. Os extras publicados no portal trazem informações e curiosidades das áreas visitadas ao longo do projeto.