As Pequenas Antilhas

Por Karina Morais
Foto: Luiz Netto

 

triangulo das bermudas

 

As Antilhas são um conjunto de ilhas que se estendem desde perto do estado da Flórida, nos Estados Unidos, até a costa norte da América do Sul. Elas fazem parte da América Central e dividem o mar do Caribe (também chamado de mar das Caraíbas, ou mar das Antilhas) do restante do oceano Atlântico. 

As Pequenas Antilhas são ilhas menores, situadas a sudeste das Grandes Antilhas. Elas são os picos de um arco de 18 vulcões com 700 km de extensão, que se encontram sobre a zona de subducção entre as placas tectónicas do Caribe e da América do Sul.

As Pequenas Antilhas setentrionais (no norte) também são conhecidas como ilhas de Sota-Vento. Elas abrangem as Ilhas Virgens Britânicas e as Ilhas Virgens Americanas, além de Anguila, São Martinho, São Cristóvão e Névis, Antígua e Barbuda, Montserrat e Guadalupe.

As ilhas de Barlavento ficam ao sul das ilhas de Sota-Vento. São elas: Dominica, Martinica, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas e Granada.

Bonaire, Curaçao, Aruba, Trinidad e Tobago, além do Parque Nacional Archipiélago Los Roques também fazem parte das Pequenas Antilhas, localizando-se essas próximas à costa da América do Sul.

 

* O Parque Nacional Archipiélago Los Roques estará no livro fotográfico Expedição Venezuela – La Tierra de Gracia. Mais informações sobre a Coleção EcoExpedições no menu esquerdo do portal da Panorama Cultural ou no site www.colecaoecoexpedicoes.com.br. Os extras publicados no portal trazem informações e curiosidades das áreas visitadas ao longo do projeto.