Baixa Grande do Ribeiro

Por Fred França
Foto: Luiz Netto

Cerca de 16% do município de Baixa Grande do Ribeiro integra a Estação Ecológica de Uruçuí-Una, uma das mais isoladas do cerrado brasileiro. A cidade é responsável pela maior parcela da unidade de conservação, que se encontra com 94,16% de sua área dentro do município. O restante da área se divide entre as cidades de Bom Jesus e Santa Filomena.

Apesar de possuir a maior parte da unidade de conservação, o acesso mais comum até Uruçuí-una se dá a partir de Bom Jesus, na parte sul da unidade de conservação. São quase duas horas de viagem em estradas vicinais da sede de Bom Jesus à sede do ICMBio mais próxima.

Mesmo longe do litoral, a cidade está a apenas 325 metros acima do nível do mar, contando atualmente com pouco mais de 11 mil habitantes. Se tornou independente a partir de 1 de janeiro de 1993, ocasião em que foi desmembrada de Ribeiro Gonçalves.

12115663_10205300866423492_6401634381578925293_n

As emas da Estação Ecológica de Uruçuí-Una muitas vezes são encontradas nas plantações de soja nos arredores da área protegida.

O solo fértil do município, muito procurado por produtores de soja e outras vertentes do agronegócio, atrai moradores de áreas mais secas do Piauí há várias décadas. A alta produção agrícola, aliado à baixa densidade demográfica, fruto, entre outras coisas, do processo de mecanização do trabalho no campo, gerou um PIB per capita em 2014 superior a R$ 43 mil, maior até mesmo que o da cidade de São Paulo. Apesar do alto PIB, isto não reflete tanto no Índice de Desenvolvimento Humano do município, registrado em 0,564 no ano de 2010, ainda baixo para os padrões das Nações Unidas, mas superior ao da maioria das cidades do Piauí.

Além da soja, carro chefe do sudoeste piauiense, com quase 170 mil hectares plantados só em Baixa Grande do Ribeiro, o município possui ainda grandes plantações de arroz, algodão herbáceo, feijão e milho, sendo a pressão do agronegócio, uma das maiores preocupações para a proteção da Estação Ecológica de Uruçuí-Una.

* A Estação Ecológica de Uruçuí-Una estará no livro fotográfico Expedição Piauí – O Sol do Equador. Mais informações sobre a Coleção EcoExpedições no menu esquerdo do portal da Panorama Cultural ou no site www.colecaoecoexpedicoes.com.br. Os extras publicados no portal trazem informações e curiosidades das áreas visitadas ao longo do projeto.