Batalha

Por Roseanny Carvalho
Foto: Luiz Netto

Batalha é uma das cidades piauienses onde se encontra o Parque Ecológico da Cachoeira do Urubu* e a APA da Serra da Ibiapaba. Originou-se no século XVIII com um pequeno povoamento que se destacou na região a partir do século seguinte.

A construção da Igreja de São Gonçalo, padroeiro da cidade, veio a ser um marco da transição do povoado para cidade, batizada por Batalha em alusão às lutas entre colonizadores portugueses e os indígenas da região.

A cidade hoje conta com uma população de mais de 26 mil habitantes. Seu clima é em sua maioria tropical, com basicamente duas estações, chuva e estiagem, que influenciam consideravelmente no volume de água dos rios que alimentam a cachoeira mais famosa do Parque.

Batalha está localizada a cerca de 140 km de Teresina, capital do Piauí e faz fronteira com às cidade de Joaquim Pires (ao norte),Brasileira (ao leste), Barras (ao sul) e Esperantina (ao oeste), a outra cidade a integrar o Parque Ecológico, sendo inclusive possível atravessar de Batalha para Esperantina através de uma passarela construída sobre a Cachoeira do Urubu.

pi_parqueecologicocachoeiradourubu-11-2

Passarela sobre a Cachoeira do Urubu conectando Esperantina a Batalha.

O parque e a APA estadual da Cachoeira do Urubu são os principais atrativos do município, estando a queda d’água entre os principais cartões postais do estado.

Além da cachoeira mais famosa, encontra-se no município a Cachoeira do Xixá, com uma queda d’água de 10 metros de altura e uma gruta. Outro ponto interessante é a Pedra do Letreiro, patrimônio histórico que conta com inscrições rupestres e que marca presença a ocupação do homem americano naquela região.

* O Parque Ecológico da Cachoeira do Urubu e a APA da Serra da Ibiapaba estarão no livro fotográfico Expedição Piauí – O Sol do Equador. Mais informações sobre a Coleção EcoExpedições no menu esquerdo do portal da Panorama Cultural ou no site www.colecaoecoexpedicoes.com.br. Os extras publicados no portal trazem informações e curiosidades das áreas visitadas ao longo do projeto.