Bibliografia de Marguerite Duras

postado em Panorama Teatro

Captura de Tela 2015-01-02 às 11.52.27

 

Quase 60 anos dedicados à literatura, roteiros de cinema, entre outros, renderam à Marguerite Duras uma vasta e rica bibliografia. Confira a seguir todos os títulos, já com as respectivas traduções para o português das obras lançadas neste idioma.

OS IMPRUDENTES, 1943

A VIDA TRANQUILA, 1944

UMA BARRAGEM CONTRA O PACÍFICO, 1950 – The Sea Wall

OS CAVALOS DE TARQUÍNIA, 1953

O MARINHEIRO DE GIBRALTAR,  film 1966, dir. by Tony Richardson; script by Christopher Isherwood, Don Magner, Tony Richardson

DES JOURNÉES ENTIÈRES DANS LES ARBRES, 1954 (daptação para teatro: Days in the Trees)

O JARDIM, 1955

O JARDIM, prod. 1957 (com Claude Martin)

MODERATO CANTABILE, 1958 – film 1960, dir. by Peter Brook, screenplay with Gérard Jarlot and Peter Brook

HIROSHIMA MEU AMOR, 1959 – argumento cinematiográfico, dir. by Alain Resnais

LES VIADUCS DE LA SEINE-ET-OISE, 1960 (daptação para teatro: The Viaducts)

DEZ HORAS E MEIA NUMA NOITE DE VERÃO, 1960

UMA TÃO LONGA USÊNCIA, 1961 (argumento cinematográfico, com Gérard Jarlot)

LES PAPIERS D’ASPERN, 1961 (com Robert Antelme, daptação da peça The Aspern Papers de Michael Redgrave, baseada na história de Henry James)

MIRACLE EN ALABAMA, 1961 (com Gérard Jarlot, adaptação de The Miracle Worker de William Gibson)

A TARDE DO SENHOR ANDESMAS, 1962

LA BÊTE DANS LA JUNGLE, 1962 (com James Lord, a partir de The Beast in the Jungle de Henry James)

LOL V. STEIN, 1964

SANS MERVEILLE, 1964 (para televisão, com Gérard Jarlot)

FOUR NOVELS, 1965

LES EAUX ET FÔRETS, prod. 1965

TEATRO I, 1965

DES JOURNÉES ENTRIÈRES DANS LES ARBES, prod. 1965

LA MUSICA, prod. 1965

10:30 P.M. SUMMER, 1966 (, com Jules Dassin)

LA MUSICA, 1966 (argumento cinematográfico)

AS CORTINAS BRANCAS, 1966 (argumento cinematográfico)

O VICE-CÔNSUL, 1966

THREE PLAYS, 1967

TEATRO II, 1968

A AMANTE INGLESA, 1968

LE SHAGA, prod. 1968

SIM, TALVEZ, prod. 1968

DESTRUIR, DIZ ELA, 1969 (argumento cinematográfico)

LA DANSE DE MORT, D’APRÈS AUGUST STRINDBERG, prod. 1970

ABAHN SABANA DAVID, 1970

O AMOR, 1971

JAUNE LE SOLEIL, 1971 (argumento cinematográfico)

AH! ERNESTO, 1971 (com Bernard Bonhomme)

NATHALIE GRANGER, 1972 (argumento cinematográfico)

INDIA SONG, 1973

HOME, 1973 (a partir da peça de David Storey)

A MULHER DO GANGES, 1973 (argumento cinematográfico)

NATHALIE GRANGER, SUIVI LA FEMME DU GANGE, 1973

CE QUE SAVAIT MORGAN, 1974 (argumento cinematográfico)

SUZANNA ANDLER, LA MUSICA, AND L’AMANTE ANGLAISE, 1975

INDIA SONG, 1975 (argumento cinematográfico)

DES JOURNÉES ENTRIÈTES DANS LES ARBES, 1976 (argumento cinematográfico)

SON NOM DE VENISES DANS CALCUTTA DÉSERT, 1976 (argumento cinematográfico)

TERRITORIOS DO FEMININO, 1977 (com Marcelle Marini)

L’ÉDEN CINEMA, prod. 1977

LE CAMION, 1977 (argumento cinematográfico)

BAXTER – VÉRA BAXTER, 1977 (argumento cinematográfico)

O NAVIO NIGHT, 1978 (argumento cinematográfico)

OS OLHOS ABERTOS, 1980

O VERÃO DE 80, 1980

VÉRA BAXTER, 1980 (screenplay)

L’HOMME ASSIS DANS LE COULOIR, 1980

CÉSARÉE; LES MAINS NÉGATIVES; AURÉLIA STEINER; L’HOMME ASSIS DANS LE COULOIR, 1980 (argumento cinematográfico)

AGATHA ET LES LECTURES ILLIMITÉES, 1981 (argumento cinematográfico)

O HOMEM ATLÂNTICO, 1981 (argumento cinematográfico)

OUTSIDE, 1981

MARGUERITE DURAS À MONTREAL, 1981

AGATHA, 1981

DIALOGUE DE ROME, 1982 (argumento cinematográfico)

O HOMEM ATLÂNTICO, 1982

SAVANNAH BAY, 1982

A DOENÇA DA MORTE, 1983

TEATRO III, 1984

O AMANTE, film 1992, dir. by Jean-Jacques Annaud

A DOR, 1985

LA MUSICA DEUXIÈME, prod. 1985

LA PUTE DE LA CÕTE NORMANDE, 1986

OLHOS AZUIS CABELOS NEGROS, 1986

A VIDA MATERIAL, 1987

OS OLHOS VERDES, 1987

EMILY L., 1987

CHUVA DE VERÃO, 1990

O AMANTE DA CHINA DO NORTE, 1990

É TUDO, 1995