Bom Princípio do Piauí

Por Roseanny Carvalho
Fotos: Luiz Netto


O jovem e pequeno município piauiense de Bom Princípio do Piauí, localizado a uma distância média de 340 km da capital Teresina, está entre os 26 municípios que fazem parte da APA da Serra da Ibiapaba*.

A cidade inicialmente pertencente a Parnaíba, até hoje maior município do litoral piauiense, conseguiu sua independência em 1962, assim permanecendo por apenas três anos, voltando a ser distrito de Parnaíba em 1965. Sua segunda independência veio apenas 30 anos depois da primeira, em 1992, desta vez incorporando áreas de três cidades: Parnaíba, Luís Correa e Buriti dos Lopes. A festa da emancipação da cidade, em 20 de abril, finda por ser a maior das festividades anuais de Bom Princípio.

A população atual é de apenas 5.550 habitantes, distribuída em uma área de aproximadamente 550km² composta por uma bela vegetação catingueira, mesmo localizada próximo ao litoral.

PI_APASerraDaIbiapaba-347

A corujinha-caburé é facilmente encontrada na APA da Serra da Ibiapaba.

PI_APASerraDaIbiapaba-1099

As imediações de Bom Princípio do Piauí é marcada por uma área com grande biodiversidade da Ibiapaba.

Sua economia se baseia na agropecuária, sendo produzidos cereais (arroz, feijão e milho), frutas (laranja e manga), leite, mel e ovos, quase sempre em pequenas produções.

A cidade se localiza numa posição privilegiada da Ibiapaba, marcada por grande biodiversidade botânica e espécies de fauna de diferentes ecossistemas. A cidade também possui sítios arqueológicos com vários pinturas rupestres que no momento encontram-se em estudos por parte do Governo do Piauí para a implantação de mais uma unidade de conservação no local, desta vez de jurisdição estadual.

* A APA da Serra da Ibiapaba estará no livro fotográfico Expedição Piauí – O Sol do Equador. Mais informações sobre a Coleção EcoExpedições no menu esquerdo do portal da Panorama Cultural ou no site www.colecaoecoexpedicoes.com.br. Os extras publicados no portal trazem informações e curiosidades das áreas visitadas ao longo do projeto.