Brasileira

Por Roseanny Carvalho
Fotos: Luiz Netto

Brasileira é mais um dos municípios localizado na grande extensão territorial da Apa da Serra da Ibiapaba*. A cidade se localiza na Mesorregião Norte Piauiense e faz limite com Batalha, Piracuruca, Piripiri e São João da Fronteira, integrando, além da APA, o tradicional Parque Nacional de Sete Cidades*, com 25% da área do Parque localizada dentro do município.

A história de Brasileira teve início em 1936, com a construção da estrada de ferro Central do Piauí – meio que trouxe fluidez às produções agrícolas e pecuárias da região, gerando oportunidades e atraindo pessoas das regiões vizinhas. Conforme a população se desenvolvia, crescia a necessidade do distrito se tornar município, o que só veio ocorrer no ano de 1993.

PI_APASerraDaIbiapaba-899

Brasileira está inserida na APA da Serra da Ibiapaba, unidade que conta com rica biodiversidade.

PI_ParqueNacionalSeteCidades-572

As cidades de pedra do Parque Nacional de Sete Cidades encontram-se também em parte do município de Brasileira.

A sede de Brasileira está localizada a 172 quilômetros ao norte de Teresina, tem clima tropical e vegetação natural de Cerrado. Estende-se por uma área média de 881 km² e conta atualmente com cerca de 8.160 habitantes.

Houve algumas mudanças com o passar dos anos. A estação ferroviária já não funciona e a economia passou a ter como uma das principais bases o comércio, além do agronegócio, que manteve-se com uma das bases do arranjo produtivo local, com destaque para a carnaúba, castanha de caju e ovos de galinha.

Como em todo o Estado do Piauí, a fé se faz presente em Brasileira. O município tem por padroeira a Nossa Senhora da Conceição – Santa que deu nome à igreja. Todos os anos, entre novembro e dezembro, os fiéis se reúnem para celebrar à Padroeira, na principal festividade do município.

Apesar de integrar o Parque Nacional de Sete Cidades, um dos maiores centros turísticos do Piauí, Brasileira não colhe tanto os frutos deste fluxo turístico, em virtude da vizinha Piripiri gozar de melhor rede hoteleira, restaurantes, entre outros, findando por ser o principal ponto de apoio para o Parque, além de se localizar mais próximo à entrada principal da unidade de conservação.

* A APA da Serra da Ibiapaba e o Parque Nacional de Sete Cidades estarão no livro fotográfico Expedição Piauí – O Sol do Equador. Mais informações sobre a Coleção EcoExpedições no menu esquerdo do portal da Panorama Cultural ou no site www.colecaoecoexpedicoes.com.br. Os extras publicados no portal trazem informações e curiosidades das áreas visitadas ao longo do projeto.