Buriti dos Montes

Por Fred França
Foto: Luiz Netto

O município de Buriti dos Montes é mais um dos que compõem a APA da Serra da Ibiapaba, contendo 1,68% da área desta unidade de conservação incluindo a via de acesso para uma das suas principais atrações: o Cânion do Poti.

Localizado na porção sul da APA, o município de Buriti dos Montes é bem recente, com o desmembramento da cidade de Castelo do Piauí registrado em 29 de abril de 1992 e a emancipação política oficializada em 1o de janeiro de 1993. Atualmente a população total do é de cerca de 8 mil habitantes, com uma renda per capita de apenas R$ 4.858,55.

O Índice de Desenvolvimento Humano registrado pelo município em 2010 era de 0,574. O último censo, em 2014, também apontou uma população católica superior a 90% e um nível de alfabetização de aproximadamente 62%. Sua economia é majoritariamente rural, com destaque para o gado caprino, ovino e a avicultura, além das lavouras de feijão e milho, os dois principais cultivos locais.

15675969_10208315580189452_3021051035326719808_o

Trecho do Cânion do Poti no município de Butiti dos Montes.

O turismo deve nos próximos anos passar a ocupar uma maior fatia da geração de riquezas de Buriti dos Montes, principalmente por conta de seu acesso ao Cânion do Poti, atualmente feito pelo povoado de Conceição dos Marreiros, distante cerca de 2 horas da sede do município, a partir de uma estrada vicinal que corta diversas propriedades rurais, mas que encontra-se em fase de finalização o processo de construção de uma rodovia até o local. Um novo acesso ao Poti a partir da cidade já está aprovado no Ministério da Turismo, conectando o município à Cachoeira da Lembrada, um dos pontos preferidos dos turistas que visitam este pedaço do Poti, o que deve diminuir em mais da metade, o tempo de deslocamento entre a cidade e sua principal atração turística.

O isolamento atual, sem dúvidas, contribuiu para o bom estado de preservação deste pedaço do cânion, que pode ser acesso em outros pontos a partir de outras cidades, mas na região de Conceição dos Marreiros é possível encontrar alguns grafismo e outros registros arqueológicos do Homem Americano.

* A APA da Serra da Ibiapaba estará no livro fotográfico Expedição Piauí – O Sol do Equador. Mais informações sobre a Coleção EcoExpedições no menu esquerdo do portal da Panorama Cultural ou no site www.colecaoecoexpedicoes.com.br. Os extras publicados no portal trazem informações e curiosidades das áreas visitadas ao longo do projeto.