Canto do Buriti

Por Roseanny Carvalho
Foto: Luiz Netto

No coração do Piauí, bem no centro do estado, encontra-se o município de Canto do Buriti, onde outrora existia o povoado de Guaribas, antigo distrito de São João do Piauí. Foi elevado à condição de cidade em 1915, tendo como primeiro prefeito a figura de Domingos dos Santos Chaves, pessoa influente na região à época.

Seu desenvolvimento se deu em virtude da fabricação de borracha, extraída de plantas nativas da caatinga, mas que logo entrou em declínio provocado pela concorrência da importação da borracha de outros países l fazendo o município retornar temporariamente ao posto de distrito, até 1938, quando volta a ser município.

Parte do município integra o Parque Nacional da Serra das Confusões*, um dos maiores do país, que abriga a maior reserva nacional de caatinga. Hoje o município foca sua economia na agricultura e pecuária, com destaque na produção de milho e alguns cultivos de plantas frutíferas, além de um comércio local significativo, quando comparado às outras cidades das redondezas.

12079811_10205292015482224_2934286453589034810_o

Parque Nacional da Serra das Confusões, sul do Piauí.

A cidade localiza-se a 337 quilômetros da capital Teresina, fazendo limite com Pajeú do Piauí, Brejo do Piauí, Tamboril do Pajeú, entre outras cidades do sertão piauiense. Tem pouco mais de 20.000 habitantes, distribuídos em uma área territorial de aproximadamente 4330 km².

No mês de junho Canto do Buriti se encontra em festa, com as tradicionais festividades juninas, maior festa popular da região, sendo o município um pólo junino do sul piauiense. Em julho, outra festa popular marca o calendário local, com a Festa da Padroeira, Nossa Senhora Sant’Ana.

* O Parque Nacional da Serra das Confusões estará no livro fotográfico Expedição Piauí – O Sol do Equador. Mais informações sobre a Coleção EcoExpedições no menu esquerdo do portal da Panorama Cultural ou no site www.colecaoecoexpedicoes.com.br. Os extras publicados no portal trazem informações e curiosidades das áreas visitadas ao longo do projeto.