Caraúbas do Piauí

Por Fred França
Foto: Luiz Netto

Caraúbas do Piauí é mais um município a integrar o lado piauiense da APA da Serra da Ibiapaba*, ocupando 2,92% da área total desta unidade de conservação, o que corresponde a quase a totalidade do município inserida na área protegida.

Outrora pertencente à Buriti dos Lopes, o então Povoado de Caraúbas se desmembrou em dezembro de 1995, se tornando uma das mais novas cidades do estado, atualmente com menos de 6 mil habitantes.

194a7158

A APA da Serra da Ibiapaba segue até o município de Caraúbas do Piauí.

O PIB per capita do município vem crescendo ano após ano, mas ainda é baixo, de pouco mais de R$6.200,00, concentrados basicamente em dois pilares econômicos, o setor de serviços e na atividade agrícola, especialmente as lavouras de feijão fradinho e milho, os dois principais cultivos do município, além dos rebanhos bovinos e suínos, que juntos superam as 13 mil cabeças em seu território.

As condições sociais e o Índice de Desenvolvimento Humano são similares das demais cidades do meio norte piauiense, estando seu IDH atual em 0,505, baixo para os padrões internacionais das Organizações das Nações Unidas. 

* A APA da Serra da Ibiapaba estará no livro fotográfico Expedição Piauí – O Sol do Equador. Mais informações sobre a Coleção EcoExpedições no menu esquerdo do portal da Panorama Cultural ou no site www.colecaoecoexpedicoes.com.br. Os extras publicados no portal trazem informações e curiosidades das áreas visitadas ao longo do projeto.