Catálogo do Prêmio Arte & Patrimônio 2014

Conforme divulgado aqui em nosso portal, São Francisco Submerso, programa de mapeamento e registro de cidades alagadas por hidroelétricas construídas no Velho Chico, teve sua segunda etapa recentemente aprovada no Rumos Itaú Cultural, um dos principais editais culturais do país.

A primeira etapa do projeto registrou cidades e povoados alagados pela Usina Luiz Gonzaga, também conhecida como Usina de Itaparica. A etapa gerou a exposição São Francisco Submerso – O Lago de Itaparica, que por sua vez recebeu o Prêmio Arte & Patrimônio do IPHAN em 2014.

Todos os projetos premiados integraram o catálogo do Prêmio, disponibilizado também em meio digital pelo IPHAN em seu portal. Para acessá-lo na íntegra basta clicar AQUI. São Francisco Submerso está na página 30, junto com uma pequena biografia de Luiz Netto, fotógrafo coordenador do projeto.

Captura de Tela 2016-05-19 às 19.29.00

Página do Catálogo dos vencedores Prêmio Arte & Patrimônio 2014 sobre o projeto São Francisco Submerso.

A exposição São Francisco Submerso – O Lago de Itaparica, do fotógrafo Luiz Netto, passou pelas cidades de Recife, São Paulo e Garanhuns e conto com curadoria de Mitsy Queiroz.

A segunda etapa do projeto continuará no Lago de Itaparica, desta vez visitando cidades do lado contrário às da primeira etapa. Além de Itaparica, o rio São Francisco conta com outros grandes lagos fruto construção de hidroelétricas que inundaram cidades e povoados, como o Lago de Sobradinho e o Lago de Xingó.