Centro de Mamíferos Aquáticos de Itamaracá

Por Karina Morais
Fotos: Jadson Lima

Criado em 22 de outubro de 1998, ainda dentro do IBAMA, o Centro Mamíferos Aquáticos – CMA/ICMBio tem sua Sede Nacional localizada na Ilha de Itamaracá, Pernambuco. Apesar de não ser uma unidade de conservação em si, e por isso não fará parte do livro Expedição Pernambuco – O Leão do Norte*, o CMA é de grande relevância para o Estado e merece um local de destaque nos extras do projeto.

No local encontra-se a administração e os setores técnicos responsáveis pela pesquisa e conservação de mamíferos aquáticos, como o Centro de Resgate e Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS), responsável pelo manejo e reabilitação dos peixes-boi mantidos em cativeiro e atendimento às demandas de encalhes de mamíferos aquáticos.

 194A7156

Animal em cativeiro bebendo um pouco de água doce.

194A71831

Os tanques de visitação ficam na beira-mar da Ilha de Itamarcá.

194A7220

O Museu do CMA tem muitas informações e peças relevantes para entender a importância da espécie.

O CMA coordena, executa e promove estudos, projetos e programas de pesquisa e manejo para conservação de mamíferos aquáticos, atuando principalmente sobre as espécies ameaçadas e migratórias e atua em todo o território nacional, através das bases avançadas nos Estados de Alagoas (Porto de Pedras), Maranhão (São Luís), Pará (Belém), Santa Catarina (Florianópolis), entre outras.

Sua missão é ser um centro de excelência no desenvolvimento de pesquisas que possibilitem o conhecimento necessário à conservação dos mamíferos aquáticos, bem como dos ambientes dos quais estes dependem.

Além de coordenar, executar e apoiar projetos de pesquisa, conservação e manejo de mamíferos aquáticos, o CMA também, participa de fóruns nacionais e internacionais que tratam de questões relativas aos mamíferos aquáticos. Cabe ao CMA desenvolver, implantar e manter bancos de dados nacionais e internacionais sobre pesquisas, projetos de conservação e manejo de mamíferos aquáticos.

O centro de visitantes do CMA/ICMBio tem objetivo de permitir às pessoas conhecerem o maravilhoso mundo do Peixe-boi, um dos animais mais ameaçados da fauna brasileira, mostrando a importância da relação pacífica entre homem e meio ambiente e a relevância da espécie para a manutenção dos seus ecossistemas.

O horário de visitação de janeiro à março é das 09h  às 17h e de abril à dezembro das 09h às 16h.

O Parque Mamíferos Aquáticos  CMA/ICMBio localiza-se na Estrada do Forte Orange, s/nº – Caixa Postal nº 01 – Itamaracá – PE e além de tanques de visitação com dezenas de peixes-bois, possui tanques de quarentena e manejo, um cinema com documentários sobre a espécie e exibições diárias de filmes, museu, loja, lanchonete, entre outros.

 *Mais informações sobre a Coleção EcoExpedições no menu esquerdo do portal da Panorama Cultural ou no site www.colecaoecoexpedicoes.com.br. Os extras publicados no portal trazem informações e curiosidades das áreas visitadas ao longo do projeto.