Fotógrafos de “Expedição Piauí – O Sol do Equador”

Luiz Netto, fotógrafo e coordenador da Coleção EcoExepedições conta com o reforço do piauiense Chico Rasta na produção de “Expedição Piauí – O Sol do Equador”, terceiro livro da série em fase de produção. Conheça um pouco da biografia de cada um.

Luiz Netto

fotoluiz

Engenheiro Eletrônico formado pela Universidade Federal de Pernambuco,  Especialista em Engenharia de Planejamento e Mestre em Engenharia Elétrica pela mesma universidade. Membro do Project Management Institute (PMI) dos Estados Unidos e certificado Project Management Professional (PMP) pelo mesmo instituto. Membro da Associação de Fotógrafos de Natureza – AFNATURA. Possui as certificações internacionais em fotografia subaquática Advanced UW Digital Photographer Master Underwater Photographer Diver (ambas pela PADI). Vencedor do prêmio Arte e Patrimônio, do IPHAN, com seu trabalho de fotografias sub-aquáticas no Rio São Francisco e instrutor do projeto Escola de Fotografia Comunitária, que leva capacitações em fotografia, produção, curadoria e gestão de projetos culturais a comunidades tradicionais do país. É fotógrafo oficial de todos os livros da Coleção EcoExpedições.

Site Pessoal: www.luiznettofotografia.com.br

 Luiz Netto

@luiznetto777

@luiznetto777

 

Chico Rasta

11081338_10152859033079926_2199310683335639280_n

Jornalista profissional, fotógrafo e diretor com atuação jornalística, publicitária, documental e artística. Fotografias publicadas no Livro Oficial dos Encontros Socioambientais com Lenine: Música e Sustentabilidade Numa Só Nota. Diretor de vídeo nos três filmes publicitários da campanha de aniversário de Teresina, capital do Piauí de 2014. Colaborador da Coluna Roteiros Incríveis do site UOL. Ilustrou a reportagem sobre a Ilha do Caju na revista nacional AIRBORNE da TAM nas Nuvens. Fotograas de animais e paisagens nas redes sociais oficiais do Ministério do Turismo e Visit Brasil. Coordenador de comunicação e fotógrafo do projeto Pesca Solidária, patrocinado pelo Petrobras Socioambiental.

Site Pessoal: www.chicorasta.com.br

 Chico Rasta Brandão

@chicorasta

@chicorasta

 

Fotógrafo Convidados

Ao longo das caminhadas para execução dos livros da Coleção EcoExpedições, os autores do projeto têm cruzado com talentos locais diversos. Os fotógrafos convidados assinam as fotos em alguns dos EXTRAS publicados no portal da Panorama Cultural. Conheça um pouco de cada um deles.

 

Bart van Dorp

617137_3758989057473_1055911246_o

Formado no curso técnico de Engenharia Mecânica e Bacharel em hidrografia e geodésia pela Universidade de Amsterdã. No Brasil é filiado da Associação de Fotógrafos de Natureza – AFNATURA. Já tendo fotografado da Sibéria à África realizou relevantes trabalhos no Brasil como a documentação do Muriqui do Norte, maior primata das Américas, publicado na Smithsonian Magazine, além de fotos para a Nature´s Best Photography. Recebeu menção honrosa em tradicionais concursos de fotografia como o Nature´s Best Photography e o Avistar. Na coleção EcoExpedições é fotógrafo titular do livro Expedição Pernambuco – O Leão do Norte e convidado de Expedição Piauí – O Sol do Equador. É também um dos artistas da mostra oficial da Coleção EcoExpedições, mostra que marcou todos os lançamentos de Expedição Pernambuco e integrou a programação oficial do Festival de Inverno de Garanhuns 2016.

Gelson Catatau

_MG_0765

O piauiense Gelson Catatau é é natural de Parnaíba. Formado em Engenharia de Pesca pela Universidade Federal do Piauí, atua na área de Ecologia Aquática e Ictiologia. Estudou fotografia na Escola de Fotografia Mil Cores de Lisboa, Portugal, onde também fez cursos na área de fotografia de natureza. Na fotografia, atua como freelancer em sua região, especialmente como colaborador de produtoras brasileiras e portuguesas.

 Gelson Catatau

  @gelsoncatatau

 

Lucas Gaspar

DSC03106

 
Estudante de violão Erudito no Instituto Federal do Piauí-IFPI, Lucas Gaspar atua como guia na FLONA de Palmares, residindo inclusive próximo à entrada da Floresta. Também desempenhou a função de guia no tradicional Parque Nacional da Serra da Capivara, onde despertou seu interesse em fotografia acompanhando o trabalho do fotógrafo e amigo Joaquim Neto.
 Atualmente, além das atuações como músico e guia na unidade de conservação, Lucas vem realizando um belo trabalho de registro de aves na FLONA, já tendo sido responsável pelo primeiro registro de várias espécies, agora comprovadamente presentes nesta unidade, graças a seu trabalho. Algumas imagens dos extras da FLONA de Palmares conta com imagens de autoria do fotógrafo, que atuou também como assistente de fotografia em Expedição Piauí.

 

Vinícius França

12687790_1723211071255634_570886687819877684_n

Natural de Parnaíba e conterrâneo de Chico Rasta, fotógrafo titular do projeto, Vinícius França atua diretamente na proteção da biodiversidade do Delta do Parnaíba, como mergulhador da Comissão Ilha Ativa – CIA, trabalhando em projetos como o Pesca Solidária e outros, onde atua como mergulhador. Atualmente, cursa engenharia de Pesca na Universidade Federal do Piauí. É também formado em mergulho autônomo pela Confederação Brasileira de Pesca e Desportos Subaquáticos – CBPDS/CMAS. São de Vinícius as imagens do mero utilizadas nos extras das unidades do Delta do Paranaíba (a APA e a RESEX). O monitoramento da espécie vem sendo realizado pela CIA e locais estratégicos do litoral do Piauí, como a Praia da Pedra do Sal, em Parnaíba. O fotógrafo também atua como assistente de produção tanto em Expedição Piauí, quanto em outros volumes da Coleção EcoExpedições.

 

Wilson Sousa

1979086_263105550565240_4410934135897858324_o-1

Wilson Souza é mais um fotógrafo convidado do projeto “Expedição Pernambuco – O Leão do Norte” para o material web do projeto. Natural de Sobral, no Ceará, é de Wilson o registro sobre o soldadinho-do-araripe, ave endêmica do lado cearense da APA Chapada do Araripe. É também biólogo formado pela Universidade Estadual do Vale do Acaraú e integrante assíduo do portal Wikiaves, o maior portal de birdwatching do Brasil, congregando os grandes especialistas brasileiros no tema. Entre seus principais registros está, claramente, o registro do soldadinho-do-araripe em seu estado natal.