Comunidade Caranguejo Tabaiares

Por Mitsy Queiroz
Fotos: alunos da Escola de Fotografia Comunitária

 

Captura de Tela 2014-11-29 às 13.16.09

A Comunidade Caranguejo Tabaiares é uma ZEIS, zona especial de interesse social, da Região Metropolitana do Recife, localizada vizinha ao bairro da Ilha do Retiro e à sede do Sport Clube do Recife, tradicional agremiação de futebol da cidade.

Com uma estrutura complexa, fragmentada e sujeita a toda sorte dos problemas mais comuns das periferias brasileiras, apresenta uma arquitetura heterogênea e perfil de labirinto em suas mais diversas ruas, ruelas e córregos. O governo municipal se faz presente através de pequenas instituições como o centro de economia solidária, o posto de saúde e algumas escolas públicas nos seus arredores.

As casas muitas vezes findaram por invadir áreas diversas, criando espaços “semiprivados”, sendo a falta de saneamento um de seus maiores problemas atualmente, com esgoto e canais correndo a céu aberto em muitos trechos.

Um dos seus principais lugares é a Ilha do Zeca ou Ilha Popolônia, que se transformou num dos destinos de lazer preferidos dos moradores. Todos os domingos acontece o já tradicional campeonato de futebol, enquanto nos outros dias a área verde é procurada por crianças e adolescentes para lazer, numa das poucas ilhas da região metropolitana do Recife ainda sem construções.

Captura de Tela 2014-11-29 às 13.16.40

A comunidade possui muitas ilhas e ilhotas cortadas pelos afluentes do Rio Capibaribe.

Muitas instituições atuam na Comunidade com o objetivo de elevar a qualidade de vida no local, com destaque para o projeto AdoleScER, uma organização civil sem fins lucrativos que realiza uma série de atividades de formação humana, através de diversos debates que vão desde o combate às drogas, até as doenças sexualmente transmissíveis.

Outro destaque é a Biblioteca Comunitária Caranguejo Tabaiares, parceira da Escola de Fotografia Comunitária*, que já há anos vêm levando atividades ligadas ao incentivo à leitura para os moradores, especialmente os mais jovens e que no momento encontra-se transferindo sua sede para uma nova e maior casa, próxima à entrada da comunidade.

Captura de Tela 2014-11-29 às 13.17.09

A Biblioteca Comunitária Caranguejo Tabaires é uma das instituições mais atuantes no local.


*A 1a turma da Escola de Fotografia Comunitária é uma parceria da Panorama Cultural, Biblioteca Comunitária Caranguejo Tabaiares, Ponto de Cultura Bruxa Tá Solta e Projeto Vou de Kombi.