Conceição dos Marreiros

Por Fred França
Fotos: Luiz Netto

O pequeno povoado de Conceição dos Marreiros pertence ao município de Buriti dos Montes, sul do estado do Piauí, mas para chegar até o povoado, a partir da cidade, é uma grande aventura de mais duas horas por estradas vicinais, assentamentos agrários e muita beleza da região da APA da Serra da Ibiapaba*.

O povoado ganha destaque por se localizar a poucos metros de uma das partes mais bonitas do Cânion do Rio Poti, principal atração da parte sul da APA. Com algo por volta de duas dezenas de casas no núcleo do povoado e outras um pouco mais afastadas, Conceição dos Marreiros vê na exploração turística do Cânion uma possibilidade melhor de futuro e de geração da renda para uma localidade que até o momento não possui sequer fornecimento de energia e telefone.

15675969_10208315580189452_3021051035326719808_o

Cânion do Rio Poti em trecho próximo a Conceição dos Marreiros.

pi_apaserradaibiapaba-167

Praticamente todas as casas do povoado apresentam pequenas criações.

Castigada pelos longos períodos de estiagem, os moradores da localidade pouco aproveitam da agricultura familiar, sendo possível, apesar das dificuldades, encontrar pequenas plantações de milho, feijão e mandioca em algumas casas, bem como algumas criações, especialmente suínos e caprinos. A pouca renda existente dos moradores vem dos programas assistenciais do governo e de algumas trabalhos que, especialmente os homens, desempenham em fazendas próximas.

Apesar da precariedade em infraestrutura, a Prefeitura de Buriti dos Montes mantém uma escola bem equipada na região, a Unidade Escolar Sebastião Marreiro, de ensino integral do primeiro ao nono ano escolar, com estrutura para receber os professores da cidade, que costumam dormir toda semana na própria escola, acesso à internet através de link dedicado, energia solar e uma série de atividades para as crianças voltadas ao ambiente em que vivem, tais como jardinagem, agricultura, entre outros atividades educacionais.

* A APA da Serra da Ibiapaba estará no livro fotográfico Expedição Piauí – O Sol do Equador. Mais informações sobre a Coleção EcoExpedições no menu esquerdo do portal da Panorama Cultural ou no site www.colecaoecoexpedicoes.com.br. Os extras publicados no portal trazem informações e curiosidades das áreas visitadas ao longo do projeto.