Conheça a cidade de Tucupita, capital do estado de Delta Amacuro

Texto: Karina Morais
Foto: Luiz Netto

 

166711_4583033736196_491247179_n

 

Tucupita  é um dos quatro municípios que compõem o Estado venezuelano oriental do Delta Amacuro e, de acordo com uma estimativa da população pelo Instituto Nacional de Estatísticas da Venezuela de 2007, o município tem uma população de 93.368 habitantes, de acordo com Instituto Nacional de Estatísticas da Venezuela, cerca de 72,9% da população do Estado, com uma densidade populacional de 8,49 habitantes por quilômetro quadrado.

A cidade foi fundada em 1848. A população começou a passar por um crescimento significativo em 1933, graças à exploração de petróleo na região, que durou até o início dos anos 1960. Quantidades significativas de petróleo foram descobertas nas regiões ocidentais do delta e há receio de que a exploração desse petróleo causará dano ecológico substancial.

Antes disso, em 1920, a evolução da cidade deu-se com uma série de missões católicas capuchinhos, que chegaram ao Delta com o intuito de converter os povos indígenas. As missões estabeleciam programas sociais que concentravam-se no fornecimento da educação e serviços de saúde.

Tucupita é uma das principais portas de entrada para visitar o Parque Nacional Mariusa*, que abrange grande parte do Delta do Orinoco.

 

*O Parque Nacional Mariusa estará no livro fotográfico Expedição Venezuela – La Tierra de Gracia. Mais informações sobre a Coleção EcoExpedições no menu esquerdo do portal da Panorama Cultural ou no site www.colecaoecoexpedicoes.com.br. Os extras publicados no portal trazem informações e curiosidades das áreas visitadas ao longo do projeto.