Corredor Ecológico Serra da Capivara/Serra das Confusões

Por Fred França
Foto: Luiz Netto

O corredor ecológico é um instrumento de gestão e ordenamento territorial definido pelo Ministério do Meio Ambiente com o objetivo de garantir e potencializar processos ecológicos em áreas que conectem duas ou mais unidades de conservação.

Criado em 2005, o corredor ecológico que uniu o Parque Nacional da Serra da Capivara* ao Parque Nacional da Serra das Confusões* conectou os dois maiores parques exclusivamente de caatinga de todo o Brasil, ocupando áreas de oito municípios que se situam entre as duas unidades.

A implementação do corredor sanou, em partes, um desejo antigo de ambientalistas e pesquisadores da região, como a arqueóloga Niède Guidon, que desejou, à época da criação do Parque Nacional da Serra da Capivara, que ambos as unidades de conservação compusessem um único parque.

capivara

Pedra Furada, no Parque Nacional da Serra da Capivara.


12108774_10205292015482224_2934286453589034810_n

Parque Nacional da Serra das Confusões.

O corredor é composto de 412 mil hectares, cerca de quatrocentos mil campos de futebol e cria um elo físico, uma “ponte verde” entre as duas unidades que auxilia diversos processos ecológicos, tais como a recuperação ambiental natural, a dispersão de vegetais e a circulação de espécies, trazendo ganhos genéticos para as futuras populações da fauna local.

O corredor e os dois parques nacionais formaram o primeiro “mosaico” de unidades de conservação a ter um conselho gestor legalmente formado, com representantes de diversas instituições relevantes na região, tais como a Fundação Museu do Homem Americano, Universidade Federal do Piauí, famílias de assentados da reforma agrária, Pastoral da Terra, Ministério Público, entre outros.

Ao todo, o mosaico compõe hoje 1,5 milhão de hectares de área protegida de caatinga.

* O Parque Nacional da Serra da Capivara e o Parque Nacional da Serra das Confusões estarão no livro fotográfico Expedição Piauí – O Sol do Equador. Mais informações sobre a Coleção EcoExpedições no menu esquerdo do portal da Panorama Cultural ou no site www.colecaoecoexpedicoes.com.br. Os extras publicados no portal trazem informações e curiosidades das áreas visitadas ao longo do projeto.