Curral Novo do Piauí

Por Fred França
Foto: Luiz Netto

A história de Curral Novo do Piauí remonta verdadeiramente a um famoso curral, o Curral do Angico, onde se prendiam bovinos semi-selvagens que rondavam pela região na primeira metade do século XX.

O Curral do Angico fora substituído na década de 40 por um novo, que findou por ficar popularmente conhecido como “Curral Novo”, construído pelo Senhor José Rodrigues, um viajante costumaz do Araripe piauiense.

O antigo curral do Sr. Rodrigues cresceu, casas foram sendo construídas no seu entorno e já na década seguinte foi elevado à condição de Distrito, pertencente à época ao município de São Raimundo Nonato, local onde hoje se encontra o Parque Nacional da Serra da Capivara.

O crescimento não parou e em mais uma década, mais especificamente em 1962, Curral Novo conseguiu sua independência, apoiado pela grande distância que separava o distrito da sua então sede em São Raimundo. O antigo distrito viria a se tornar a sede da nova cidade criada, mas por pouco tempo. Curral Novo voltaria a se tornar distrito de São Raimundo em 1968 e por assim permaneceu até 1988, quando, enfim, passou a se chamar Curral Novo do Piauí, conseguindo sua independência, agora de forma definitiva e inserindo em seu território áreas antes pertencentes tanto a São Raimundo Nonato, quanto do município de Simões.

61566_4739921258286_1004555595_n

Curral Novo do Piauí integra a APA da Chapada do Araripe, unidade de conservação com terras em Pernambuco, Ceará e Piauí.

As quase três décadas de independência não trouxeram, porém, maiores desenvolvimentos à região, que cruzou a marca dos 5 mil habitantes apenas em 2015, com um IDH de apenas 0,527 e um PIB per capita de R$ 4.500,00.

Como as demais cidades do lado piauiense da APA da Chapada do Araripe*, Curral Novo baseia sua economia no pequeno comércio urbano e na sua produção rural, com a agricultura concentrada 100% em lavouras temporárias, onde se destacam o feijão, o milho e principalmente a mandioca. Ja na pecuária, o maior rebanho do município hoje é o de ovinos, seguido de perto por bovinos e galináceos.

*A APA Chapada do Araripe estará no livro fotográfico Expedição Piauí –O Sol do Equador. Mais informações sobre a Coleção EcoExpedições no menu esquerdo do portal da Panorama Cultural ou no site www.colecaoecoexpedicoes.com.br. Os extras publicados no portal trazem informações e curiosidades das áreas visitadas ao longo do projeto.