Informações Gerais – Coleção EcoExpedições

Fotos: Luiz Netto

Com o espírito de mostrar as belezas remanescentes do patrimônio natural através de uma série de livros fotográficos, surge a Coleção EcoExpedições, que pretende percorrer as Unidades de Conservação (UC´s) do Brasil e de outros países.

O projeto é comandado pelo fotógrafo e documentarista pernambucano Luiz Netto e conta com um time de elite da fotografia de natureza, incluindo o fotógrafo holandês Bart van Dorp e muitos outros nomes.

 

 Reserva Biológica Uatumã – Amazonas

Trazer ao grande público uma beleza remanescente e desconhecida vem a ser o objetivo primário desta coleção, bem quanto fortalecer a consciência do que ainda resta a ser preservado, intocado ou não, as peculiaridades de cada UC, a sua história, a relação com homem no passado e nos dias atuais, as espécies ameaçadas, os trabalhos de biólogos, a cultura e o modo de vida dos moradores de seus arredores e acima de tudo o registro de toda biodiversidade encontrada em seus territórios. Todas essas experiências serão relatadas nas fotografias dos livros que irão compor a Coleção EcoExpedições, bem como nos diversos extras que serão gradativamente publicados em nosso portal.

A coleção é multimídia, o texto e as fotos dos livros serão complementados por vídeos, entrevistas e outros materiais extras divulgados gratuitamente na Web. Você leitor, poderá acompanhar a produção dos livros online e desde já está convidado a interagir e participar, acompanhando o blog com os bastidores dos trabalhos  de campo dos fotógrafos, entre outros.

O Brasil possui uma longa lista com diversos tipos de unidades de conservação que em certo ponto são complexas de se diferenciar para o grande público. Por aqui uma UC pode ser classificada como: Parque Nacional, Estação Ecológica, Reserva Biológica, Reserva Extrativista, Área de Proteção Ambiental (APA), Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE), Floresta Nacional, Refúgio de Vida Silvestre, Reserva de Desenvolvimento Sustentável, Monumento Natural, entre outros. Se já não bastassem tantas ramificações e complexas classificações, essas mesmas definições podem estar sob jurisdição federal, estadual e até municipal.

Essa grande divisão criou uma quantidade de parques nacionais brasileiros que já superou seis dezenas e uma gama de mais de mil unidades de conservação se somarmos todos os tipos acima listados.

Todas estas classificações podem ser divididas em dois grandes grupos básicos: as de proteção integral (parques, reservas biológicas, estações ecológicas etc.) e as de uso sustentável (como as reservas extrativistas e áreas de proteção ambiental).
 

APA Morro da Pedreira – Minas Gerais

Todas as unidades federais em conjunto formam o que foi denominado pelo governo federal de Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC).

Como fator de corte para classificar as unidades de conservação a compor os livros da Coleção EcoExpedições, a Panorama Cultural definiu que as páginas conterão imagens das UC´s pertencentes ao SNUC e no caso das UC´s estaduais e municipais, apenas as de proteção integral mais relevantes se farão presentes.

Ressalta-se ainda que essa divisão editorial teve apenas o intuito de tornar viável a realização dos livros, não diminuindo em importância iniciativas estaduais e municipais de conservação da biodiversidade.

Para os livros da série referentes a outros países, as páginas irão se limitar aos Parques Nacionais ou classificação similar adotada pelo respectivo governo.

Acompahe a produção dos quatro primeiros livros da série:

  • Expedição Pernambuco – O Leão do Norte (lançado);
  • Expedição Venezuela – La Tierra de Gracia;
  • Expedição Ceará – A Terra da Luz;
  • Expedição Piauí – O Sol do Equador.

Seja bem-vindo, acompanhe os blogs dos projetos e os extras que serão publicados ao longo de todo ano antes da publicação dos livros. Dúvidas, críticas, sugestões entre em contato através do email contato@panoramacultural.com.br.

A Coleção possui site próprio e suas próprias páginas nas redes sociais. Confira:

 

Captura de Tela 2015-12-08 às 16.28.33 www.colecaoecoexpedicoes.com.br

    Captura de Tela 2015-12-08 às 15.33.30  @ColecaoEcoExp

Captura de Tela 2015-12-08 às 15.31.25  @ColecaoEcoExp