Distrito de Carneiro

Por Line Vital
Foto: Luiz Netto

Carneiro se localiza a 12 km ao norte da sede em Buíque. É o quarto distrito da cidade, famosa pela produção de hortifrutigranjeiros e farinha de mandioca, igualmente conhecida como a terra das chácaras. O bom acesso (fica às margens da rodovia que conecta a grande Arcoverde à cidade de Buíque) faz com que muitas famílias de ambas as cidades a procurem para uma casa verdadeiramente no campo para fins de semana.

IMG_5574

O tambor, uma das maiores árvores da região, se destaca em Carneiro.

O povoado fica também às portas do Parque Nacional do Catimbau* e de lá existem várias vias de acesso às trilhas do Parque, com destaque para a estrada que leva ao Sítio da Alcobaça, o principal do Parque.

O distrito também é lembrado pelo centenário e enorme pé de tambor, uma árvore decídua e frondosa, que alcança de 20 a 35 metros de altura e de 80 a 160 de diâmetro de tronco, que é uma das atrações do lugarejo, principalmente por ser bem maior que as inúmeras casas ao seu redor. O clima na região é quente e úmido, sua altitude é de 690 metros.

A origem de seu nome remete a uma grande criação de carneiros que havia no local.

* O Parque Nacional do Catimbau está no livro fotográfico Expedição Pernambuco – O Leão do Norte. Mais informações sobre a Coleção EcoExpedições no menu esquerdo do portal da Panorama Cultural ou no site www.colecaoecoexpedicoes.com.br. Os extras publicados no portal trazem informações e curiosidades das áreas visitadas ao longo do projeto.