Estação Biológica Dos Mosquises

Por Neuma Calixto
Fotos: Luiz Netto

Captura de Tela 2014-09-17 às 20.55.23

A Estação Biológica Marinha Dos Mosquices é a principal base de apoio da Fundação Biológica Los Roques no Caribe Venezuelano.

Localizada no Cayo Dos Mosquices (união de duas ilhotas, a Dos Mosquices Norte e a Dos Mosquices Sur), a Estação possui um centro de visitantes e serve de base para dezenas de pesquisas que acontecem nas ilhas.

O acesso é via barco, a partir da Gran Roque, maior Ilha do Arquipélago Los Roques, onde é possível comprar diversos pacotes para passeios de um dia, muitos incluindo Dos Mosquises e a Estação no roteiro.

 
IMG_0669

Vários barcos chegam todos os dias a Dos Mosquises.


A Estação possui programas interessantes visando envolver o público venezuelano e os turistas estrangeiros na proteção das tartarugas, com destaque para o “Adote uma Tartaruga”, onde o visitante recebe um kit de adoção, vira “tutor“ de um dos animais e o libera para o mar da região.

No Centro também é possível visitar alguns tanques com as diversas espécies de tartarugas-marinha do caribe, como a verde e a cabeçuda, além de alguns peixes típicos do caribe venezuelano.

IMG_0645

Grande parte da estrutura da Estação Biológica é voltada para receber pesquisadores de todo o mundo.

IMG_0667

Filhotes de tartaruga-cabeçuda em tanques da Estação Biológica.

Com quase 50 anos de atuação, a Estação é um dos melhores centros de pesquisa e formação da Venezuela, recebendo profissionais e estudantes de universidades venezuelanas e de diversas outras partes do mundo.

Além das pesquisas com as espécies nativas e exóticas mais tradicionais, tem destaque as pesquisas com mais de 25 anos sobre o mais importante sítio arqueológico indígena do Caribe Insular.

 

* O Parque Nacional Archipiélago Los Roques estará no livro fotográfico Expedição Venezuela – La Tierra de Gracia. Mais informações sobre a Coleção EcoExpedições no menu esquerdo do portal da Panorama Cultural ou no site www.colecaoecoexpedicoes.com.br. Os extras publicados no portal trazem informações e curiosidades das áreas visitadas ao longo do projeto.