Ibimirim

Por Mitsy Queiroz
foto: Drica Melo

Se Buíque é a porta de entrada do Parque Nacional Catimbau*, Ibimirim possui a área menos explorada desta relevante unidade de conservação.

Formada pelo distrito sede e inúmeros povoados, a cidade foi habitada originariamente por indígenas, donde vêm o significado de seu nome: “terra pequena” (em tupi “ybi” significa “terra” e “mirim” quer dizer “pequeno”).

A cidade de menos de 30 mil habitantes, localizada na Microrregião do Sertão do Moxotó, possui uma economia essencialmente agrícola, com destaque para a produção de caprinos. A raça Moxotó, nativa do nordeste, de porte reduzido e extremamente adaptada à região do semi-árido, é bastante encontrada na cidade.

Esta preservação de raças sertanejas é importantíssima, uma vez que a maioria das criações comerciais opta por raças exóticas de maior conversão alimentar, fato que vem reduzindo drasticamente o rebanho de raças nativas como a Moxotó e a Canindé.

Imersa no semi-árido pernambucano, Ibimirim é uma típica pequena cidade do sertão, com poucas ruas calçadas, construções simples e com um povo extremamente simpático e acolhedor.

Moradores conversam nas ruas da cidade, cena ainda comum por aqui e cada vez mais rara nas metrópoles.

O caboclo sertanejo, o vaqueiro e o pequeno agricultor dividem espaço com índios da etnia Kapinawá, comunidade que possui diversas famílias vivendo na terra indígena existente na cidade.

Outro destaque é a Estação de Agricultura Irrigada de Ibimirim (EAII), base de apoio da Universidade Federal Rural de Pernambuco, que realiza estudos na região do Moxotó, capacitações e treinamento para irrigantes, além de estágios e aulas práticas para alunos da universidade, uma das mais tradicionais do nordeste.

 * O Parque Nacional Catimbau está no livro fotográfico Expedição Pernambuco – O Leão do Norte. Mais informações sobre a Coleção EcoExpedições no menu esquerdo do portal da Panorama Cultural ou no site www.colecaoecoexpedicoes.com.brOs extras publicados no portal trazem informações e curiosidades das áreas visitadas ao longo do projeto.