O Zoológico de Dois Irmãos

Por Mitsy Queiroz
Fotos: Luiz Netto 

O Zoológico de Dois Irmãos ocupa 14 dos 384,42 hectares* do Parque Estadual de mesmo nome**, uma reserva de mata atlântica, sendo bem dizer o coração desta unidade conservação, recebendo centenas de visitantes todas as semanas.

Ao todo, vivem em cativeiro no parque quase 700 animais de cerca de 130 espécies diferentes, entre nativas da mata atlântica, endêmicas de outros biomas brasileiros como a caatinga, além de espécies exóticas como os grandes felinos africanos, tigres, hipopótamos, ursos entre outros.

O visitante pode visitar coleções de destaque do patrimônio natural, como a imensa quantidade de espécies de aves, que conta com um dos maiores acervos de mutuns do mundo, uma ave que não voa, cobiçada por caçadores devido à sua beleza e que possui várias espécies espalhadas pelo continente americano. O zôo conta com mutuns tanto nativos do nordeste e de outras regiões do Brasil, quanto espécies exóticas como o mutum-mexicano.

A área de primatas apresenta praticamente todos os tipos de macaco-aranha existentes na Amazônia brasileira, uma grande quantidade de macacos-prego e do raro macaco-prego-galego, além de espécies africanas como o chimpanzé.

A mastofauna brasileira também se faz presente como onças-pintadas, suçuaranas, antas, tamanduás, lontras, cervos entre outros.

O raro macaco-prego-galego, bem mais ameçado que o macaco-prego comum, possui uma boa população em Dois Irmãos. 

A suçuarana faz parte do acervo do zoológico. 

São dezenas de cágados reproduzindo em cativeiro.

Além das espécies em cativeiro não é difícil num simples passeio entre as jaulas encontrar em liberdade saguis, preguiças, capivaras e jacarés nos açudes principais. O zôo é muito utilizado pela secretaria estadual de meio-ambiente para atividades de educação ambiental e pesquisas diversas, que incluem programas de reprodução de alguns dos animais cativos.

A estrutura para o visitante conta com diversos restaurantes e lanchonetes, parque de diversões, mini-cidade, réplicas em tamanho real de espécies diversas, museu com animais empalhados, centro de visitantes e de educação ambiental.

O zoológico abre de terça a domingo nos períodos da manhã e tarde, contando com entrada a preços populares, R$2,00 por pessoa (preço referente ao ano de 2012), além de possuir ações específicas com estudantes das escolas públicas. Atualmente também passa por uma série de melhorias em sua estrutura, visando adequá-lo à Copa do Mundo de 2014, evento que terá a cidade do Recife como uma das sedes.

  * O Parque encontra-se em fase de expansão. A nova dimensão deve superar os 1000 hectares.

** O Parque Estadual Dois Irmãos está no livro fotográfico Expedição Pernambuco – O Leão do Norte. Mais informações sobre a Coleção EcoExpedições no menu esquerdo do portal da Panorama Cultural ou no site www.colecaoecoexpedicoes.com.br. Os extras publicados no portal trazem informações e curiosidades das áreas visitadas ao longo do projeto.