TAMAR Fernando de Noronha

Por Mitsy Queiroz
Fotos: Luiz Netto

O TAMAR* de Fernando de Noronha está diretamente ligado ao processo de criação do Parque Nacional Marinho**. As ações da instituição no arquipélago começaram em 1984, quando a ilha sequer era decretada como unidade de conservação.

Nesta época Fernando de Noronha ainda era território federal e administrado pela aeronáutica. O Processo de criação das unidades de conservação começou em 1986 com a criação da área de proteção ambiental (APA). Já o Parque Nacional Marinho foi criado por decreto em 1988.

Pode-se dizer que as ações do TAMAR na década de 80 na Praia do Leão, que concentra 80% das desovas de tartarugas na ilha, foram o embrião do parque.

 

Ninhos de tartaruga-verde identificados na Praia do Leão.

  

Tartura-verde exibe as presilhas de identificação nas nadadeiras.
 

Em Noronha é possível encontrar duas espécies de tartarugas marinhas. A tartaruga-verde (Chelonia mydas) desova entre os meses de dezembro e julho na região. Já a tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata), apesar de não desovar no arquipélago, o utiliza para alimentação e repouso de juvenis.

Indiscutivelmente a base do TAMAR na ilha é uma das mais importantes do país, uma vez que a excelente visibilidade da água, praticamente durante todo o ano, transforma suas praias num laboratório ao ar livre, onde é possível analisar com mais detalhes o comportamento dos animais em seu habitat natural.

Diariamente, tanto na Praia do Porto quanto na Praia do Sueste, é possível acompanhar o processo de monitoramento e recaptura dos animais. Os exemplares capturados são avaliados, pesados e medidos. A identificação é realizada por presilhas e desde 1990 mais de 1000 tartarugas já foram marcadas e identificadas.

O Centro de Visitantes do TAMAR em Fernando de Noronha é um dos mais ativos do país, dado o alto fluxo de turistas. Diariamente na parte da noite há palestras e exibição de documentários para a comunidade.

A estrutura também dispõe de um museu aberto, loja, réplicas de animais em tamanho real e uma série de painéis informativos.

 

* Endereço do TAMAR em Fernando de Noronha: Alameda Boldró, s/n, Caixa Postal 50 – CEP 53.990-000 – Tel (81) 3619-1171/1174 – Fax (81) 3619-1367 – e-mail: infonoronha@tamar.org.br – site: www.tamar.org.br.

** O Parque Nacional Marinho Fernando de Noronha está no livro fotográfico Expedição Pernambuco – O Leão do Norte. Mais informações sobre a Coleção EcoExpedições no menu esquerdo do portal da Panorama Cultural ou no site www.colecaoecoexpedicoes.com.br. Os extras publicados no portal trazem informações e curiosidades das áreas visitadas ao longo do projeto.