Tupanatinga

Por Mitsy Queiroz
Foto: Drica Melo

Dos três municípios que compõem o Parque Nacional Catimbau*, Tupanatinga é o menor e menos conhecido. Se localiza no “coração” do parque, entre os municípios de Ibimirim e Buíque, cidade a qual fazia parte até se tornar independente em 1963.

O Distrito Sede está a 304 km da capital, Recife, e a pouco mais de 700 metros de altitude, o que garante temperaturas amenas na parte da noite. A cidade possui pouco mais de 20 mil habitantes, sendo que 75% destes vivem na zona rural. Além do Distrito Sede, fazem parte de Tupanatinga os povoados de Cabo do Campo, Mata Verde, Boqueirão e Baixa Grande.

Aproximadamente 75% da população de Tupanatinga vive na zona rural da cidade.

Apesar de se encontrar na parte mais central do Parque Nacional, o município explora muito pouco o potencial turístico, estando os grandes atrativos naturais da cidade protegidas pelo desconhecimento geral ou por iniciativas particulares, em áreas do parque ainda não indenizadas.

Povoada originalmente por indígenas, assim como a maioria das cidades da região do Sertão do Moxotó, apresenta uma realidade simples do ponto de vista de infraestrutura e sua economia se limita à agricultura, pecuária e ao comércio, enfrentando dificuldades nos momentos de maiores estiagens, algo comum em toda região do polígono das secas.

Ao longo do ano a rotina pacata da cidade é apenas “abalada” pelas festas do mês de agosto, quando na primeira semana ocorre a Festa da Padroeira Santa Clara, uma das festas mais tradicionais de todo o Moxotó. O período de festas coincide com o período mais frio do sertão, que costuma apresentar temperaturas abaixo dos 18oC na parte da noite e é um atrativo a mais pra quem visita a cidade.

 * O Parque Nacional Catimbau está no livro fotográfico Expedição Pernambuco – O Leão do Norte. Mais informações sobre a Coleção EcoExpedições no menu esquerdo do portal da Panorama Cultural ou no site www.colecaoecoexpedicoes.com.br. Os extras publicados no portal trazem informações e curiosidades das áreas visitadas ao longo do projeto.