Barcelona

Por Jaque Pinheiro
Foto: Luiz Netto


Barcelona é a capital do Estado de Anzoátegui, na Venezuela. Fundada por colonizadores espanhóis em 1671, é uma das cidades de maior tradição do nordeste venezuelano. Tem  população de mais de 400 mil habitantes e junto com Puerto La Cruz, Lechería e Guanta forma uma das áreas metropolitanas mais importantes do país.

catedralceulimpo

 Catedral da cidade de Barcelona, Venezuela.

Conserva bastante da arquitetura do período colonial e possui, em sua área metropolitana, um diversificado parque industrial –  petroquímicas, refinarias de petróleo, além de montadoras automobilísticas e fábricas de diferentes seguimentos. Com grande potencial turístico, tem uma boa infra-estrutura para atender os visitantes, atraídos pela beleza natural das suas praias e rios – é cortada pelo rio Neverí e localiza-se na região do Caribe venezuelano e esta próxima ao Parque Nacional Mochima*. Possui numerosos hotéis e centros comerciais.

Graças a resistência dos povos indígenas que habitavam a região, que resistiram à ocupação dos colonizadores, a cidade foi fundada duas vezes. A primeira, pelo conquistador catalão Joan Orpí, em 1638, e batizada como Nueva Barcelona del Cerro Santo. Em 1671, foi refundada – pelo governador Sancho Fernandez de Angulo – a dois quilômetros de distancia da primeira. Era uma província pertencente ao governo de Nueva Andalucia. Foi proclamada independente no dia 27 de abril, de 1810.

Há, em sua zona metropolitana, grande quantidade de sítios hisóricos. É Possível encontrar, em Barcelona, grande diversidade de museus, catedrais, monumentos que contam a sua história marcada por batalhas e pela atividade portuária intensa.

santo

 Peça do Museu Anzoategui, em Barcelona,Venezuela.

 


 

*O Parque Nacional Mochima estará no livro fotográfico Expedição Venezuela – La Tierra de Gracia. Mais informações sobre a Coleção EcoExpedições no menu esquerdo do portal da Panorama Cultural ou no site www.colecaoecoexpedicoes.com.br. Os extras publicados no portal trazem informações e curiosidades das áreas visitadas ao longo do projeto.