Caripe

Por Mitsy Queiroz
Foto: Luiz Netto

 Caripe, cidade do estado Monágas, é conhecida popularmente como o “jardim leste da Vanezuela” e basta uma breve conversa com seus moradores pra perceber o quanto eles se orgulham de viver numa região segura e de rara beleza.

 A cidade é a melhor opção de hospedagem pra quem deseja conhecer o Parque Nacional El Guacharo e o Monumento Natural Alejandro de Humboldt*. Localizada em meio a montanhas, numa área marcada por cavernas, cachoeiras e vários mirantes que possibilitam apreciar o relevo acidentado do local.

 Desde sua fundação, ligada a missões jesuítas, o tesouro geológico de Caripe sempre trouxe notáveis exploradores e pesquisadores a suas terras, como Agusín Codazzi, Bellman Ferdinand e o mais famoso deles: o alemão Alexander Von Humboldt (conhecido até hoje na Venezuela como “Alejandro”), que dá nome à principal atração da cidade, a Cueva del Guácharo, conhecida oficialmente como Monumento Natural Alejandro de Humboldt e que possui em seu interior a maior colônia de guácharos do mundo, uma ave noturna que se locomove através de um espécie de sonar.

 O final do século XIX e início do século XX foi marcado por uma maior migração para a região, especialmente de italianos que trouxeram consigo muitas tecnologias de plantio e de processamento que impulsionaram indústrias como vinícolas e plantações de café. Hoje é comum os nativos da cidade apresentarem sobrenomes de origem italiana, mas o cultivo da região já se encontra mais diversificado, incluindo-se vários vegetais, laranja, flores, entre outros.

 Para o visitante que deseja ir além do parque nacional e conhececer um pouco mais da cidade e de suas histórias, vale visitar o “El Mirador de Caripe”, onde é possível ter uma vista panorâmica da cidade, a Casa da Cultura, utilizada para diversos fins artísticos e a igreja matriz da cidade, construída em homenagem ao “santo anjo da guarda”.

 Mesmo na área urbana e longe da caverna que habitam, os guácharos estão por toda parte, pois em cada esquina, restaurante, pousadas e afins, há esculturas, pinturas e artesanatos que rementem ao animal, símbolo máximo desta região.

 


O Parque Nacional El Guacharo e o Monumento Natural Alejandro de Humboldt estarão no livro fotográfico Expedição Venezuela – La Tierra de Gracia. Mais informações sobre a Coleção EcoExpedições no menu esquerdo do portal da Panorama Cultural ou no site www.colecaoecoexpedicoes.com.br. Os extras publicados no portal trazem informações e curiosidades das áreas visitadas ao longo do projeto.