Monte Kukenán

Por Jaque Pinheiro
Foto: Luiz Netto

Monte Kukenán está localizado na região Guayana venezuelana, no estado de Bolívar. Com 2.650 metros de altura, está inserido no Parque Nacional Canaima*. Suas formações geológicas tem idade de aproximadamente 2 bilhões de anos e estão entre as mais antigas do planeta. Começaram a ser moldadas pela ação continua dos ventos e das chuvas, desde a época em que os continentes africano e americano eram uma coisa só.

Kukenán possui um selvagem, exuberante e peculiar ecossistema, com algumas espécies que não existem em nenhum outro lugar do planeta.

1174609 10200564734463153 1785730016 n Monte Kukenan visto do monte Roraima.

Vizinho ao monte Roraima – e mais baixo que ele -, Kukenan Tepui apresenta grandes dificuldades aos que tentam se aventurar em suas trilhas. O acesso é difícil e perigoso. Na tentativa de alcançar o seu cume, segundo relatos locais, muitos viajantes morreram, motivo que levou à proibição das atividades de escalada no lugar, desde 1997.

Segundo lendas indígenas da região, o monte guarda os espíritos dos índios guerreiros que eram jogados do alto, após serem derrotados por tribos rivais, em conflitos pela posse das terras da região. Rezam essas lendas, que esses espíritos que habitam a montanha, ao terem sua ira despertada, são responsáveis pelos desaparecimentos dos inúmeros turistas que ousaram incomoda-los.

O nome do monte, também batiza um dos principais rios que abastecem a região, o Rio Kukenan.

 


*O Parque Nacional Canaima estará no livro fotográfico Expedição Venezuela – La Tierra de Gracia. Mais informações sobre a Coleção EcoExpedições no menu esquerdo do portal da Panorama Cultural ou no site www.colecaoecoexpedicoes.com.br. Os extras publicados no portal trazem informações e curiosidades das áreas visitadas ao longo do projeto.