Puerto Colombia

Por Mitsy Queiroz

Foto: Luiz Netto

 

Na área costeira central do Parque Nacional Henri Pittier* se encontra o povoado de Puerto Colombia. Pela localização geográfica privilegiada é de onde partem os barcos dos guias locais para incursões às principais praias do parque, a maioria apenas com acesso por via aqúatica, com destaque para as paradisíacas Playa Cepe e Playa Valle Seco.

 

Puerto Colombia se localiza na estreita planície que separa o mar azul venezuelano das montanhas costeiras. O turista finda por ter acesso aos principais atrativos da região, tanto para as montanhas, quanto para as praias a partir do povoado, o que o faz destino preferido para hospedagem.

 

Praça Central de Puerto Colombia. O povoado possui boa estrutura turística e praias paradisíacas a poucos quilômetros.

 

Por lá, há uma vasta opção de pousadas, bares e restaurantes, onde é possível saborear os mais diversos frutos do mar, além de tradicionais sanduíches locais, conhecidos por “pepitos”, verdadeiras refeições.

Playa Grande é a única das praias do parque com acesso terrestre a partir de Puerto Colombia. Com 15 minutos de caminhada é possível desfrutar do azul turquesa da praia, que apesar do mar um pouco revolto, costuma ser bem frequentada devido ao fácil acesso, especialmente nos fins de semana de verão, quando os moradores de Caracas e Maracay costumam descer pela costa oeste do país.

 

 


*O Parque Nacional Henri Pittier estará no livro fotográfico Expedição Venezuela – La Tierra de Gracia. Mais informações sobre a Coleção EcoExpedições no menu esquerdo do portal da Panorama Cultural ou no site www.colecaoecoexpedicoes.com.brOs extras publicados no portal trazem informações e curiosidades das áreas visitadas ao longo do projeto.