Fotógrafos – Expedição Pernambuco


Conheça um pouco da biografia os fotógrafos Luiz Netto e Bart van Dorp, titulares do projeto do livro Expedição Pernambuco – O Leão do Norte, além de alguns convidados que contribuíram para o material web.


Luiz Netto


fotoluiz

Engenheiro Eletrônico formado pela Universidade Federal de Pernambuco,  Especialista em Engenharia de Planejamento e Mestre em Engenharia Elétrica pela mesma universidade. Membro do Project Management Institute (PMI) dos Estados Unidos e certificado Project Management Professional (PMP) pelo mesmo instituto. Membro da Associação de Fotógrafos de Natureza – AFNATURA. Possui as certificações internacionais em fotografia subaquática Advanced UW Digital Photographer Master Underwater Photographer Diver (ambas pela PADI). Vencedor do prêmio Arte e Patrimônio, do IPHAN, com seu trabalho de fotografias sub-aquáticas no Rio São Francisco e instrutor do projeto Escola de Fotografia Comunitária, que leva capacitações em fotografia, produção, curadoria e gestão de projetos culturais a comunidades tradicionais do país. É fotógrafo oficial de todos os livros da Coleção EcoExpedições, da Panorama Cultural.

Site Pessoal: www.luiznettofotografia.com.br

 

Bart van Dorp


1526413_10202026363924855_611503904496503693_n

Formado no curso técnico de Engenharia Mecânica e Bacharel em hidrografia e geodésia pela Universidade de Amsterdã. No Brasil é filiado da Associação de Fotógrafos de Natureza – AFNATURA. Já tendo fotografado da Sibéria à África realizou relevantes trabalhos no Brasil como a documentação do Muriqui do Norte, maior primata das Américas, publicado na Smithsonian Magazine, além de fotos para a Nature´s Best Photography. Recebeu menção honrosa em tradicionais concursos de fotografia como o Nature´s Best Photography e o Avistar. Na coleção EcoExpedições é fotógrafo titular do livro Expedição Pernambuco – O Leão do Norte.

 

Fotógrafos Convidados

Ao longo das caminhadas para execução dos livros da Coleção EcoExpedições, os autores do projeto têm cruzado com talentos locais diversos. Os fotógrafos convidados para o projeto assinam as fotos em alguns dos EXTRAS publicados no portal da Panorama Cultural. Conheça um pouco de cada um deles.

Chico Rasta

Captura de Tela 2015-09-07 às 11.27.56

Jornalista profissional, fotógrafo e diretor com atuação jornalística, publicitária, documental e artística. Fotografias publicadas no Livro Oficial dos Encontros Socioambientais com Lenine: Música e Sustentabilidade Numa Só Nota. Diretor de vídeo nos três filmes publicitários da campanha de aniversário de Teresina, capital do Piauí de 2014. Colaborador da Coluna Roteiros Incríveis do site UOL. Ilustrou a reportagem sobre a Ilha do Caju na revista nacional AIRBORNE da TAM nas Nuvens. Fotografias de animais e paisagens nas redes sociais oficiais do Ministério do Turismo e Visit Brasil. Coordenador de comunicação e fotógrafo do projeto Pesca Solidária, patrocinado pelo Petrobras Socioambiental. São dele as fotos de alguns extras da Floresta Nacional de Negreiros.


Débora Crispim

11903442_976583962363751_1176045207_n

A mineira Débora Crispim, geógrafa especializada em Gestão Ambiental, atuou como fotógrafa e coordenadora técnica do livro de fotografias “Pernambuco – Patrimônio Ambiental” da CPRH, SEMAS e Fundação Alphaville, no ano de 2014. É autora e fotógrafa do livro “Geografia de Minas Gerais”, publicado pela Editora Saraiva em 2011. No projeto “Expedição Pernambuco” são dela as imagens sobre os extras da Reserva Particular Fazenda de Tabatinga, unidade de conservação que se localiza nas imediações da Reserva Extrativista Acaú-Goiana. 

 

 Drica Melo

drica-melo

 

Formada em educação física pela Universidade Federal de Pernambuco e pós-graduada em Fotografia e Imagem pela FAMA. Se dedica a fotografia de eventos na cidade do Recife e em paralelo vêm desenvolvendo uma bela carreira na fotografia documental, com destaque para seu trabalho no sertão do estado de Pernambuco. Drica está presente no projeto Expedição Pernambuco – O Leão do Norte, assinando fotos e galerias referentes a alguns EXTRAS do Parque Estadual Mata da Pimenteira e do Parque Nacional Catimbau. 

 

 Jadson Lima

194A9714

Com larga e diversa atuação na produção cultural, Jadson Limpa, pernambucano natural de Serra Talhada, atuou numa vasta gama de projetos, tais como a Confraria de Amigos do Mercado e na produção musical de artistas como Roberto Cruz, Duda Ferraz, Expresso Pau de Arara, Tico Gonçalo, Bira Marcolino, Cikó Macedo, entre outros. Com passagens pela Rádio PlimBox FM e pelo ZRZ Stúdio onde atuou na produção programas para várias redes de TV de Pernambuco, trabalha em projetos da Panorama Cultural desde o início de 2014, onde produziu etapas da Escola de Fotografia Comunitária e a exposição São Francisco Submerso, do fotógrafo Luiz Netto. A parceria com o fotógrafo inclusive foi reeditada no livro do projeto “Expedição Pernambuco – O Leão do Norte”, onde assumiu as imagens do material web referente ao Centro de Mamíferos Aquáticos, na Ilha de Itamaracá. 

Márcio Miranda

Captura de Tela 2014-10-08 às 21.12.48

Formado Bacharel em Ciências Náuticas, o fotógrafo recifense Márcio Miranda concilia as atividades de fotógrafo com as diversas viagens que seu ofício lhe impõe. Já tendo navegado do Brasil à China, Márcio vem se especializando na fotografia náutica, com um belo acervo da realidade deste segmento. Entre um navio e outro, quando está de folga em Recife, se dedica a fotografar muito da natureza pernambucana, incluindo unidades de conservação que estarão do livro Expedição Pernambuco, como o Parque Nacional Catimbau e a APA Chapada do Araripe. São do fotógrafo algumas imagens do blog do projeto e de alguns extras referentes ao Araripe.

Mitsy Queiroz 

Captura_de_Tela_2013-09-27_às_23.28.34.png


Pedagoga pela Universidade Federal de Pernambuco, dedica-se a pesquisa em Artes Visuais e sua interface educacional, publicando artigos que discursam sobre estética e mediação cultural. Autodidata em fotografia, busca novas visualidades que condensem suas perspectivas sobre vida e arte em uma linguagem contemporânea. É coordenadora pedagógica e instrutora do programa Escola de Fotografia Comunitária. No projeto Expedição Pernambuco, Mitsy, além de curadora, assume as fotos de alguns extras do projeto.
 

 

Roseanny Carvalho

11121115_10153207064439452_512241972_n-2

Natural de Serra Talhada, sertão de Pernambuco, e fotografando há cerca de 3 anos, Roseanny Carvalho, 27 anos, teve parte de sua formação realizada dentro dos projetos da Panorama Cultural, onde cursou os módulos de fotografia, curadoria e expografia da segunda turma da Escola de Fotografia Comunitária, quando o projeto passou por sua cidade natal, onde também reside. Atualmente a fotógrafa atua em trabalhos de fotografia dentro de sua cidade, além de já ter participado de outros trabalhos junto à Panorama Cultural. Nas galerias dos extras que contam com suas imagens, mergulha nos principais pontos turísticos da cidade, a Capital do Xaxado, revelando mais um pouco do talento sertanejo para a arte.

 

Silvino Pinto

silvino

Silvino José Abdon Pinto nasceu em Recife, Pernambuco. Engenheiro químico por profissão, também é fotógrafo há trinta anos. O tema central de suas fotos sempre foi a Natureza. Tem um carinho especial pelo Parque Estadual Dois Irmãos – PEDI desde muito novo, local que frequentava assiduamente para observar os animais, tanto em cativeiro quanto em liberdade. Realizou, nos últimos cinco anos, exposições no PEDI, compostas de fotos de animais em cativeiro, do acervo do Parque, bem como de animais em vida livre, pertencentes à avifauna da região, sendo um dos poucos fotógrafos do estado a ter registrado lontras em liberdade dentro da cidade do Recife. No projeto, são dele as imagens de alguns extras do Parque Estadual Dois Irmãos.

 

Wilson Sousa

1979086_263105550565240_4410934135897858324_o-1

Wilson Souza é mais um fotógrafo convidado do projeto “Expedição Pernambuco – O Leão do Norte” para o material web do projeto. Natural de Sobral, no Ceará, é de Wilson o registro sobre o soldadinho-do-araripe, ave endêmica do lado cearense da APA Chapada do Araripe. É também biólogo formado pela Universidade Estadual do Vale do Acaraú e integrante assíduo do portal Wikiaves, o maior portal de birdwatching do Brasil, congregando os grandes especialistas brasileiros no tema. Entre seus principais registros está, claramente, o registro do soldadinho-do-araripe em seu estado natal.