Francisco Macedo

Por Fred França
Fotos: Luiz Netto

A família Alencar, a mais tradicional da região do Araripe, é a grande responsável pela ocupação original da região onde hoje se localiza o município Francisco Macedo, com a chegada de Joaquim Antão de Carvalho, filho da matriarca Bárbara de Alencar, figura histórica da região, à Micro Região do Alto Médio Canindé, sul do Piauí.

Joaquim se instalou às margens do Rio Curimatá, criando a Fazenda Canabrava que em 1958 viria a ser elevada à condição de Povoado, pertencente até então ao município de Padre Marcos, situação que perdurou até 1995 quando Canabrava conseguiu sua independência e passou a se chamar Francisco Macedo, em homenagem a um ex-prefeito de Padre Marcos, o médico Francisco Luiz de Macedo. 

943909_10205837623882093_6745503062772163067_n

Cruzeiro em Francisco Macedo. 

PI_APAChapadaDoAraripe-199

Área urbana de Francisco Macedo.

Mesmo com a independência, Francisco Macedo manteve o ar bucólico e interiorano com sua população girando em torno de 3000 habitantes e com o IDH baixo, até mesmo para os padrões do sertão brasileiro, com o índice de 0.545. Sua economia se baseia no varejo, pensões e funcionalismo público, entretanto, apesar da distância de 334 km da capital, Francisco Macedo fica próxima a outras grandes cidades, estando a meio caminho de dois importantes municípios da região, Picos, terceiro maior do Piauí, e Araripina, já em Pernambuco, com uma indústria de mineração forte e pulsante. Estas cidades, bem como a vizinha Marcolândia, que goza de boa estrutura e alguns investimentos de grande porte com a implantação de uma grande usina eólica, atraem muito da mão de obra de Francisco Macedo, bem como dos estudantes que gozam de algumas opções de universidades públicas e privadas nestes municípios vizinhos.

Francisco Macedo é mais uma das dezenas cidades que compõe a APA da Chapada do Araripe*, região que protege parques geológicos, espécies endêmicas da fauna e flora nordestina e serve de zona de amortecimento pra outras unidades, como a Floresta Nacional Apodi-Araripe, no lado cearense da unidade de conservação. 

Apesar da zona do Piauí que compõe a APA ser muito diminuta, comparada às extensas faixas territoriais em Pernambuco e Ceará, a região de Francisco Macedo e demais municípios piauienses que a compõe, como Padre Marcos, Marcolândia, entre outros, apresenta um bom grau de preservação, sendo possível encontrar fazendas e zonas públicas com grandes substratos de matas secas típicas da caatinga, coexistindo com pequenas produções rurais avícolas e da ovinocaprinocultura.

*A APA Chapada do Araripe estará no livro fotográfico Expedição Piauí –O Sol do Equador. Mais informações sobre a Coleção EcoExpedições no menu esquerdo do portal da Panorama Cultural ou no site www.colecaoecoexpedicoes.com.br. Os extras publicados no portal trazem informações e curiosidades das áreas visitadas ao longo do projeto.