Fundação Científica Los Roques

Por Neuma Calixto
Foto: Luiz Netto

Captura de Tela 2014-09-16 às 00.49.36


A Fundação Científica Los Roques é uma espécie de TAMAR da Venezuela, uma organização civil sem fins lucrativos, só que de abrangência um pouco maior que a Instituição brasileira, uma vez que suas pesquisas não se limitam apenas à preservação das espécies de tartarugas-marinhas que compõem a exuberante fauna do Arquipélago e seus arredores (apesar destas serem as protagonistas). Molusco, peixes diversos, golfinhos, lagostas e ostras estão no portfólio de pesquisas de ponta realizadas no local.

A Fundação possui programas interessantes visando a integração do público de visitantes com a preservação, no Cayo Dos Mosquices, onde se localiza a Estação Biológica Marinha Dos Mosquises, cujas instalações foram construídas em 1976 e hoje recebem pesquisadores, oceanógrafos e biólogos de todas as partes do mundo, além de possuir uma série de tanques com tartarugas e peixes, além de diversos painéis explicativos.

IMG_0667
A Fundação tem tido forte atuação na salvaguarda, reprodução e pesquisa das tartarugas-marinhas.


Muitas das pesquisas desenvolvidas pela Fundação findam por servir por base para as legislações ambientais praticadas no país.

A Instituição é anterior à criação do Parque Nacional Archipiélago Los Roques*, constituído apenas em 1972, tendo sua origem ainda na década 60, numa iniciativa particular de pessoas que frequentavam o Arquipélago em suas lanchas e perceberam a necessidade de preservação de todo seu patrimônio, e de certa forma sua atuação não só criou as instalações de pesquisa, como ajudou a pressionar a criação do Parque Nacional em si. Na ocasião, destacou-se o árduo trabalho do Professor Francisco Tamayo, realizador do plano de viabilidade da Unidade de Conservação.

A atuação junto às escolas é outro ponto de destaque da Fundação que costuma publicar planos educativos ambientais bianuais para as comunidades de Los Roques.

Para conhecer melhor a Fundação Científica Los Roques, acesse seu site clicando AQUI!


* O Parque Nacional Archipiélago Los Roques estará no livro fotográfico 
Expedição Venezuela – La Tierra de Gracia. Mais informações sobre a Coleção EcoExpedições no menu esquerdo do portal da Panorama Cultural ou no site www.colecaoecoexpedicoes.com.br. Os extras publicados no portal trazem informações e curiosidades das áreas visitadas ao longo do projeto.