Fundação Museu do Homem Americano

Por Fred França
Foto: Luiz Netto

A história da Fundação Museu do Homem Americano (FUMDHAM) se mistura a do Parque Nacional da Serra da Capivara*. A entidade civil sem fins lucrativos, com sede em São Raimundo Nonato, foi criada com o intuito de preservar todo o patrimônio natural e histórico do sul do Piauí, em especial a região onde hoje se localiza o Parque.

A FUMDHAM existe de forma oficial desde 1986, mas os arqueólogos que a fundaram, capitaneados pela brasileira Niède Guidon, atuam em pesquisas na região desde a década de 70, em trabalhos das principais universidades institutos do país como UNICAMP, USP, UFPE, UPFI, Fundação Oswaldo Cruz, entre outros.

capivara

O Parque Nacional da Serra da Capivara é administrado pela FUNDHAM.

Atualmente a Fundação é declarada de interesse público pelo Governo Federal e além da proteção e gestão do Parque Nacional da Serra da Capivara, desenvolve uma série de atividades nos âmbitos científicos, culturais e sociais. A gestão do parque em si é realizada em cooperação com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

A sede da FUMDHAM é um dos principais atrativos turísticos de São Raimundo Nonato, especialmente pelo belíssimo Museu do Homem Americano, onde os visitantes encontram muitas das principais peças arqueológicas encontradas em décadas de pesquisas na região. Na sede também se encontra o Centro Cultural Sérgio Motta, onde acontecem diversas ações e eventos ao longo do ano, além de sediar laboratórios de pesquisa e escritórios administrativos.

* O Parque Nacional da Serra da Capivara estará no livro fotográfico Expedição Piauí – O Sol do Equador. Mais informações sobre a Coleção EcoExpedições no menu esquerdo do portal da Panorama Cultural ou no site www.colecaoecoexpedicoes.com.br. Os extras publicados no portal trazem informações e curiosidades das áreas visitadas ao longo do projeto.