Gravações de “O Desafio Fulni-ô” começam em Águas Belas

postado em Panorama Filmes

Tiveram início neste semana as gravações do documentário “O Desafio Fulni-ô”, uma parceria da Panorama Cultural com  a Madre Filmes e o Ponto de Cultura Fulni-ô. A equipe técnica conta com direção de Luiz Netto e da indígena Yris Brito, além de direção de fotografia do piauiense Eduardo Crispim.

O filme contará as dificuldades e os desafios que os indígenas da etnia da cidade de Águas Belas enfrentam nos tempos modernos para a preservação de suas tradições seculares, incluindo o idioma materno, o yaathe. Até o momento a equipe do projeto percorreu os principais locais do cotidiano Fulni-ô, como a Serra do Comunati, a entrada da aldeia do Ouricuri, a Aldeia Xixiakla, o centro do município de Águas Belas, entre outros locais relevantes da realidade indígena do município.

IMG-20180701-WA0093

Eduardo Crispim registrando indígenas na Serra do Comunati, município de Águas Belas, Pernambuco.

O filme conta com suporte da Fundarpe, através do Funcultura, e apoio da Prefeitura Municipal de Águas Belas. A previsão de lançamento é ainda para o final deste ano, em grande festa a ser realizada no aldeamento Fulni-ô.

A relação da Panorama Cultural com o município é longa e profícua, já tendo a empresa trabalhado na produção de diversos filmes do Coletivo Fulni-ô de Cinema, outro grupo local dedicado à produção audiovisual indígena. Outros projetos com os Fulni-ô estão em andamento e em breve estaremos divulgando novidades aqui em nosso portal.