Índios Kambiwá

Por Augusto Cataldi
Foto: Luiz Netto
 
Os Kambiwás são um grupo indígena que habitam a região das serras Negra e do Periquito dede o início do século XIX. Nesse período, os coronéis da região do Alto Sertão os perseguiam e dispersaram da região.
 
Em seu movimento de diáspora, várias foram as tentativas de retorno à região da Serra Negra – a qual consideram “a mãe da qual seus filhos foram afastados”. Devido às expulsões, o grupo foi induzido a um ocultamento forçado de sua identidade étnica, pois estavam sujeitos à repressão de suas práticas ritualísticas. 
 
Anos depois, os índios retornaram a uma área chamada de “Baixo do Araticum”, hoje conhecida como “Baixa da índia Alexandra”, onde permaneceram e se organizaram até 1954, quando o Ministro da Agricultura, João Cleofas, manda demarcar terras para delimitar área de pasto e de roça. A primeira demarcação física só ocorreu em 1978, já sob a tutela da FUNAI, com quase 16 mil ha. 
 
10375128_10202632184508112_7902965415996470003_n
 
Os indígenas da Serra Negra, tanto os Pipipãs, quanto os Kambiwás trazem traços típicos do caboclo sertanejo.
 
O processo de regularização das terras Kambiwás foi interrompido até 1992, quando foi montado um grupo de trabalho que identificou e determinou a área da AI Kambiwá. Foi então incluída parte da Serra do Periquito e da Faveleira no novo traçado, além de parte significativa da Fazenda Terra Rica, onde se localiza a Lagoa de Doca – importante fonte de água e argila para o grupo. 
 
Além disso, os índios realizaram uma antiga reivindicação: o acesso à Reserva Biológica da Serra Negra* para a prática de seus rituais, assim com os Pipipãs, a outra etnia existente no local, descendente dos próprios Kambiwás. 

*A REBIO Serra Negra está no livro fotográfico Expedição Pernambuco – O Leão do Norte. Mais informações sobre a Coleção EcoExpedições no menu esquerdo do portal da Panorama Cultural ou no site www.colecaoecoexpedicoes.com.br. Os extras publicados no portal trazem informações e curiosidades das áreas visitadas ao longo do projeto.