Ipubi

Por Karina Morais
Foto: Luiz Netto

A pequena Ipubi possui uma área de 972,17 km² e é formada pelos distritos de Ipubi (sede), Serra Branca, Serrolândia e pelo Povoado da Mineradora São Severino.

A cidade faz parte da unidade de conservação da APA Chapada do Araripe* e da Mesorregião do Sertão Pernambucano, representante de 18,8% do território estadual, abrangendo ainda os municípios de Araripina, Bodocó, Cedro, Exu, Granito, Ouricuri, Moreilândia, Parnamirim, Salgueiro, Santa Cruz, Santa Filomena, Serrita, Trindade e Verdejante.

61566_4739921258286_1004555595_n

Ipubi integra a unidade de conservação da APA Chapada do Araripe, que ocupa hoje áreas de Pernambuco, Ceará e Piauí.

Ipubi situa-se em sua maioria na na unidade geoambiental com sua parte sul situada na unidade geoambiental da Depressão Sertaneja. A vegetação natural é a caatinga. A cidade também está localizada nos domínios da bacia hidrográfica do Rio Brígida. Seus principais tributários são os riachos do Manuíno e de Santo Antônio, ambos de regime intermitente.

Anualmente, no dia 2 de março Ipubi comemora a sua emancipação política. A padroeira da cidade é Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

A Fazenda Poço Verde, berço do atual município, foi implantada no Sopé da Chapada do Araripe e teve sua origem devido a um poço de águas cristalinas que não secava, coberto por vitórias-régias e cercado de árvores frondosas que se transformaram em ponto de apoio e descanso para moradores e viajantes.

Foi na Fazenda que se realizou a primeira feira em 1938, criada pela necessidade dos seus habitantes. Realizou-se na ausência de barracas, à sombra das árvores, onde foram expostos produtos artesanais e comidas tipicas da região.

*A APA Chapada do Araripe está no livro fotográfico Expedição Pernambuco – O Leão do Norte. Mais informações sobre a Coleção EcoExpedições no menu esquerdo do portal da Panorama Cultural ou no site www.colecaoecoexpedicoes.com.br. Os extras publicados no portal trazem informações e curiosidades das áreas visitadas ao longo do projeto.