Juazeiro do Piauí

Por Fred França
Foto: Luiz Netto

Localizada a 164 quilômetros da capital do Piauí, Teresina, a cidade de Juazeiro do Piauí é mais um dos mais de vinte municípios a integrar a APA da Serra da Ibiapaba. Cerca de 17% da área total de Juazeiro encontra-se dentro da unidade de conservação, o que corresponde a 0,89% da área da APA.

O nome da cidade faz alusão a um destacado pé de juá que transformou-se no passado em ponto de parada quase obrigatório por comerciantes e viajantes em geral que rasgavam a Ibiapaba piauiense. Em meio ao escaldante sol do cerrado e da caatinga piauiense, o juá virara ponto de encontro, descanso, comércio, não demorando a começar a surgir as primeiras construções nos arredores, seguido dos primeiros comércios, do primeiro povoado, então pertencente à cidade de Castelo do Piauí, até o desmembramento e independência a partir de 1o de outubro de 1995.

15675969_10208315580189452_3021051035326719808_o

Cânion do Poti pode ser acessado a partir de Juazeiro do Piauí, Buriti dos Montes e outros municípios da Ibiapaba.

Atualmente o município apresenta o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal de 0,570 (dados de 2010) e um rendimento médio por domicílio de R$ 1.042,87 para a área urbana e R$ 695,39 para a zona rural (dados também de 2010).

Apesar de pequena, pouco mais de 5 mil habitantes, a cidade de destaca das demais da Ibiapaba por sua economia fugir do lugar comum dos pilares do setor de serviços e agropecuária. Destaca-se em Juazeiro a mineração, mais especificamente a pedra do juazeiro, nome popular da ardósia, largamente usada na construção civil.

O município é uma das portas de entrada para o Cânion do Poti, uma das grandes atrações da APA da Serra da Ibiapaba, que também pode ser acessado a partir de Buriti dos Montes e outros pontos da região.

* A APA da Serra da Ibiapaba estará no livro fotográfico Expedição Piauí – O Sol do Equador. Mais informações sobre a Coleção EcoExpedições no menu esquerdo do portal da Panorama Cultural ou no site www.colecaoecoexpedicoes.com.br. Os extras publicados no portal trazem informações e curiosidades das áreas visitadas ao longo do projeto.