Lançamento de “Ihiato” aconteceu na Aldeia Fulni-ô

postado em Panorama Filmes

Por Expedito Lino

 

Lançamento - Ihiato 2

 

O lançamento oficial do documentário curta-metragem Ihiato – Narrativas dos Anciãos Fulni-ô aconteceu em praça pública no Centro da Aldeia Fulni-ô, em sua parte urbana na cidade de Águas Belas, Pernambuco, aproveitando as festividades de Iassaklane Nossa Senhora da Conceição, padroeira dos índios Fulni-ô.

O evento contou com a presença da equipe técnica do filme, indígenas e familiares que prestaram seus depoimentos no documentário, além das lideranças Fulni-ô, como o Cacique João Francisco dos Santos Filho, o Pajé Gildieri Pereira Ribeiro entre outros líderes, além, é claro, de grande parte da comunidade indígena que parou para ver o lançamento da obra

A sessão de estreia findou por ser uma grande celebração da cultura indígena do agreste pernambucano, contando também com um show de danças típicas como a cafurna e o samba de coco. Uma noite de festas, com repercussão positiva dentro da Aldeia, que vêm usando o audiovisual como elemento de protagonismo social em sua produção local de cultura.

 

11154171_642503502549309_115761252_o

A noite contou com apresentações tradicionais dos Fulni-ô.

Lançamento - Ihiato

A cafurna, dança típica dos Fulni-ô, marcou o lançamento do filme.

 

Ihiato – Narrativa dos Anciãos Fulni-ô é uma obra do Coletivo Fulni-ô de Cinema e conta com direção do indígena Elvis Ferreira, além de contar com produção da Panorama Cultural.