Lançamento de “Tedyasese” aconteceu Terra Indígena Fulni-ô

postado em Panorama Filmes

Foi no último sábado, na Terra Indígena Fulni-ô, a primeira exibição pública de “Tedyasese – Superamos os tempos”, terceiro filme do indígena Elvis Ferreira. O curta, que narra as dificuldades de sua comunidade em diferentes períodos, foi exibido no Clube do Guarany, tomado por lideranças e indígenas Fulni-ô.

Além da exibição, o evento contou com a presença e debates com a equipe do filme, todos integrantes do Coletivo Fulni-ô de Cinema, e apresentações de grupos de tradições locais.

DSC_1250

O Guarany, maior clube da Terra Indígena Fulni-ô, estava lotado pra primeira exibição de “Tedyasese”.

O Coletivo Fulni-ô de Cinema vem se consolidando no cenário cultural pernambucano como um dos maiores produtores da cultura indígena pernambucana, com seus filmes percorrendo festivais de cinema de vários estados. “Tedyasese” registra a maturidade dos indígenas na produção autoral e independente, consolidando uma parceria de dois anos com a Panorama Cultural, que entre outras cosias, visa a preservação do Yaathe, idioma nativo dos indígenas, única língua de todo nordeste a sobreviver até os dias atuais e utilizado como idioma oficial em todas as produções audiovisuais do Coletivo Fulni-ô.

O filme já está selecionado para a I Mostra Audiovisual do Cirkula, realizada pelo núcleo de antropologia da UFPE, a acontecer no mês de julho no Instituto Ricardo Brennand, em Recife. Em breve divulgaremos aqui no site novas exibições em festivais e mostras. Fiquem atentos às novas datas de exibições que serão divulgadas aqui em nosso portal.