Los Roques, o novo Triângulo das Bermudas

Texto: Karina Morais

Foto: Luiz Netto

 

triangulo das bermudas

 

O arquipélago de Los Roques, na Venezuela, famoso por seus recifes de corais e praias de areias brancas também carrega uma fama semelhante ao Triângulo das Bermudas.

O rótulo da maldição de Los Roques tem se ligado a uma série de acidentes aéreos misteriosos e “desaparecimentos” ao longo da última década entre o arquipélago caribenho de Los Roques e a capital venezuelana Caracas, a 140 quilômetros ao sul.

Desde meados dos anos 90, houve pelo menos 15 incidentes aéreos na área de Los Roques, com aviões que caíram, desapareceram ou sofreram algum tipo de acidente.

O mito começou a consolidar em janeiro de 2008, quando um avião de Caracas para as ilhas desapareceu com 14 pessoas a bordo. Antes do desaparecimento, o piloto relatou problemas de motor quando se aproximava do arquipélago. Nunca foram achado os destroços.

Inevitavelmente, as comparações foram feitas com o famoso Triângulo das Bermudas, a área entre Miami, Bermudas e Porto Rico, que há muito tempo tem uma reputação de desaparecimentos inexplicáveis de navios e aviões.

Dentre as vítimas famosas dos desaparecimentos de aviões na região, está o estilista Vittorio Missoni que sumiu num avião que conduzia outras seis pessoas.

Além do Triângulo das Bermudas , área mais famosa localizada entre Miami, Bermudas e Porto Rico que bateu recordes de desaparecimentos de aviões e navios nas décadas passadas, e da região entre Caracas e Los Roques, merecem destaques por desaparecimentos os chamados Triângulo de Formosa, Triângulo de Michigan, o Mar dos Sargaços e o Mar do Diabo.

 

* O Parque Nacional Archipiélago Los Roques estará no livro fotográfico Expedição Venezuela – La Tierra de Gracia. Mais informações sobre a Coleção EcoExpedições no menu esquerdo do portal da Panorama Cultural ou no site www.colecaoecoexpedicoes.com.br. Os extras publicados no portal trazem informações e curiosidades das áreas visitadas ao longo do projeto.