Machurucuto

Por Jaque Pinheiro
Foto: Luiz Netto

 

Machurucuto é uma cidade do estado de Miranda na Venezuela (10 º 12 ’15 0,1 latitude norte e 65 º 39 ‘ de longitude oeste 06.7 ) e encontra-se localizada na foz do Rio Cúpira . Devido às suas belas praias de areia branca, está no turismo a sua principal atividade econômica. É a capital da paróquia homônima e possui população de aproximadamente 5.000 habitantes. 

A cidade tem marcada em sua história um fato interessante conhecido como “o incidente de Machurucuto” – uma tentativa de invasão do exército guerrilheiro cubano. O fato ocorreu em 1967 quando uma força de guerrilha formada por cubanos e venezuelanos desembarcou na cidade com o objetivo de derrubar o governo constitucional venezuelano de Raúl Leoni. Mas a investida não obteve sucesso. Os revolucionários foram derrotados quase que imediatamente pelas forças armadas do país.

Graças ao “incidente” houve uma ruptura nas relações entre Cuba e Venezuela que perdurou por décadas.

A cidade é uma porta de entrada alternativa para o Parque Nacional Laguna Tacarigua*, a partir da parte leste da unidade de conservação, a menos conhecida, sem a mesma estrutura encontrada em Rio Chico, que goza de portaria, guardas florestais, entre outros.

254404_3747928739093_1997898484_n

Pôr-do-sol no Parque Nacional Laguna Tacarigua.

 

* O Parque Nacional Laguna Tacarigua estará no livro fotográfico Expedição Venezuela – La Tierra de Gracia. Mais informações sobre a Coleção EcoExpedições no menu esquerdo do portal da Panorama Cultural ou no site www.colecaoecoexpedicoes.com.br. Os extras publicados no portal trazem informações e curiosidades das áreas visitadas ao longo do projeto.