Milton Brandão

Por Fred França
Foto: Chico Rasta

O pequeno município de Milton Brandão, distante 159km de Teresina, é mais uma das pequenas cidades piauienses a compor a área protegida pela APA da Serra da Ibiapaba*. Cerca de 94% da cidade encontra-se dentro da unidade de conservação, o que corresponde a aproximadamente 8,1% da área total da APA.

_ras0509

A zona norte da APA da Serra da Ibiapaba, nos municípios de Pedro II e Milton Brandão, e seu belo relevo.

O município pertencia à cidade de Pedro II, na parte norte da APA, numa região acidentada e de belo relevo. O desmembramento aconteceu em 1994, com a implantação oficial do Distrito Sede em 1997. Atualmente a cidade possui pouco mais de 6500 habitantes, um Índice de Desenvolvimento Humano Municipal de 0,508 e um PIB per capita de R$ 5.091,42.

Apesar da proximidade com Pedro II, de possuir diversos atrativos naturais e alguns sítios arqueológicos, o turismo não chega a ter relevância na economia do município, que se baseia nos serviços e na atividade agropecuária, com produções de feijão, milho, caju, o gado bovino, caprino, entre outros.

* A APA da Serra da Ibiapaba estará no livro fotográfico Expedição Piauí – O Sol do Equador. Mais informações sobre a Coleção EcoExpedições no menu esquerdo do portal da Panorama Cultural ou no site www.colecaoecoexpedicoes.com.br. Os extras publicados no portal trazem informações e curiosidades das áreas visitadas ao longo do projeto.