Museu do Cangaço e Fundação Cabras de Lampião

Texto e fotos: Karina Morais


Captura de Tela 2015-01-07 às 21.48.21

Serra Talhada é a terra natal de Virgulino Lampião e hoje conhecida como a Capital Nacional do Xaxado, ritmo criado pelos cangaceiros e hoje move diversos grupos de dança, como o mantido pela Fundação Cabras de Lampião, o principal da cidade.

É também a fundação que mantém o Museu do Cangaço, principal equipamento de preservação da memória do cangaço em todo o sertão brasileiro.

Em funcionamento desde 2007 na antiga estação ferroviária de Serra Talhada, o Museu do Cangaço é composto por três salas: a primeira expõe fotos e objetos da época do cangaço; a segunda conta com uma biblioteca formada por títulos ligados ao tema; e a terceira é um espaço multimídia, com projeção de filmes e documentários sobre o assunto. Há, ainda, um palco externo onde acontecem apresentações artísticas. A 30 km dali, o visitante pode conhecer o Sítio Passagem das Pedras, onde nasceu Lampião. O espaço é vinculado ao museu.

Captura de Tela 2015-01-07 às 21.47.52

Busto de Lampião mantido no Museu do Cangaço.

Captura de Tela 2015-01-07 às 21.48.21

Vista externa do Museu do Cangaço.

O museu está situado na cidade de Serra Talhada, sertão de pernambucano, fica aberto de segunda-feira a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 17h. Aos sábados, apenas no turno da manhã.

Além da preservação da memória do cangaço, o Museu vem realizando uma grande gama de eventos culturais, com destaque para trabalhos de formação em dança, teatro e fotografia, motivo pelo qual a instituição abriu as portas do Museu para receber a Escola de Fotografia Comunitária*.

A Fundação Cabras de Lampião também tem realizado uma série de obras cinematográficas sobre o cangaço, além de produzir o espetáculo O Massacre de Angico, contando a vida e morte de Virgulino Lampião.


*A 2a turma da Escola de Fotografia Comunitária contou com apoio da Prefeitura Municipal de Serra Talhada, Fundação Cabras de Lampião, Ponto de Cultura Bruxa Tá Solta e Projeto Vou de Kombi.