Museu do Homem Americano

Por Fred França
Foto: Luiz Netto

O Museu do Homem Americano é, sem dúvidas, uma das principais instituições museológicas do país, fruto de anos de pesquisas tanto na cidade de São Raimundo Nonato, onde se situa, na sede da FUMDHAM, quanto nos demais municípios que integram o Parque Nacional da Serra da Capivara* e outros sítios arqueológicos de todo sul e sudoeste do Piauí.

Contando com um alto grau de interatividade, o Museu é a principal atração turística da área urbana de São Raimundo Nonato. Além das peças históricas oriundas das pesquisas arqueológicas na região, tais como ossadas, urnas fúnebres, utensílios diversos, alguns com mais de 50 mil anos, o museu apresenta painéis, vídeos e outras experiências sensoriais em som e imagem que ajudam o visitante a “mergulhar” no universo dos primeiros homens americanos. Ao todo, são mais de 4 décadas de pesquisas que podem ser entendidas pelo público em geral no local.

sem título-114

Centenas de itens arqueológicos podem ser encontrados no museu. 

194A6381

O museu também apresenta diversas telas e painéis interativos.

Outro destaque da instituição é que seu acervo é atualizado de forma regular, com os resultados das mais recentes pesquisas em andamento. As atualizações acontecem tanto no acervo permanente, quanto nas exposições temporárias que complementam seu conteúdo de tempos em tempos.

O acesso é feito através de preços populares, com o valor do ingresso sendo revertido para a FUMDHAM e com dois dias de gratuidade na semana para alunos da rede pública de ensino.

* O Parque Nacional da Serra da Capivara estará no livro fotográfico Expedição Piauí – O Sol do Equador. Mais informações sobre a Coleção EcoExpedições no menu esquerdo do portal da Panorama Cultural ou no site www.colecaoecoexpedicoes.com.br. Os extras publicados no portal trazem informações e curiosidades das áreas visitadas ao longo do projeto.