Ponto de Cultura Fulni-ô

postado em Panorama Filmes

Captura de Tela 2018-09-01 às 15.51.24

O Ponto de Cultura Fulni-ô é a principal entidade de fomento cultural e preservação de tradições indígenas da Terra Indígena Fulni-ô, localizada no município de Águas Belas, agreste pernambucano. A entidade é a produtora responsável pelo filme “O Desafio Fulni-ô”.

Os Fulni-ô são um dos principais troncos étnicos do nordeste brasileiro, a única etnia nordestina a preservar seu idioma nativo, o yaathe, além de diversas tradições que se mantém vivas e ativas tanto no dia-a-dia do aldeamento, quanto nos 3 meses de retiro espiritual que os indígenas realizam no Ouricuri, uma vila sagrada localizada na zona rural de Águas Belas.

Com sede própria no centro do aldeamento, com salão, sala de aulas, internet, entre outras coisas, o Ponto de Cultura desenvolve uma série de atividades, tais como oficinas de artesanato, circenses, de música, além de diversos eventos de cunho culturais e ações sociais, como o suporte a construção de casas populares, entre outros.

“O Desafio Fulni-ô” é o primeiro filme produzido pela entidade e acontece em co-produção com a Panorama Cultural e a Madre Filmes.