Povoado do Puiu

Por Line Vital
Foto: Luiz Netto

O povoado de Puiu encontra-se nas margens entre as cidades de Buíque e Ibimirim, e também faz parte da região que abrange o Vale do Catimbau – e por conseguinte o Parque Nacional do Catimbau*. Como quase todos os povoados do interior de Pernambuco, Puiu foi formado ao redor de uma igreja, a Igreja de São Sebastião, fundada em 1812, e passou por uma grande reforma em 1996. Na sua fachada principal apresenta um contraste entre uma superfície plana ladeada por ruas com resquícios de influencia colonial.

194A6368

Igreja de São Sebastião, povoado do Puiu.

Os principais atrativos de Puiu estão ligados à natureza, como a Lagoa do Puiu, grande fonte de água da região, serras e cavernas. A Lagoa do Puiu tem mais de um quilometro de extensão e largura superior a 400m, rodeada da vegetação local, tais como a caatinga arbustiva, fruteiras, palmáceas e cultivos de subsistência e historicamente sempre foi a principal arma dos nativos da região na luta contra a seca, uma vez que ela nunca havia secado até a grande seca de 2012/2013. Atualmente a lagoa encontra-se recuperando um pouco seu volume, após invernos razoáveis, mas sem ser nem sombra do que foi outrora.

É a partir do Puiu que muitos visitantes do Parque Nacional podem ter acesso a relevantes sítios arqueológicos, como as pinturas da região do Quiridário.

* O Parque Nacional do Catimbau está no livro fotográfico Expedição Pernambuco – O Leão do Norte. Mais informações sobre a Coleção EcoExpedições no menu esquerdo do portal da Panorama Cultural ou no site www.colecaoecoexpedicoes.com.br. Os extras publicados no portal trazem informações e curiosidades das áreas visitadas ao longo do projeto.