Povoado do Torquato

Por Jaque Pinheiro
Foto: Luiz Netto

O povoado do Torquato é recente, conta com alguns loteamentos e algumas casas grandes, utilizadas pelos moradores das cidades próximas, como Glória e Paulo Afonso, especialmente nos fins de semana.

O acesso à região é fácil, através da única rodovia que sai da cidade de Glória, Bahia, apenas adentrando por um pequeno desvio de estrada de barro, na frente do povoado.

Imersa em meio a sítios e chácaras particulares, há próximo a suas margens muitas ruínas em bom estado de conservação. Durante o projeto São Francisco Submerso foram encontradas casas, soleiras, pias de pedra e até cadeiras. No local também foram avistadas diversas tartarugas.

Tor-4Mergulhador da equipe da Panorama Cultural próximo a uma antiga pia de concreto.

A região é muito procurada por pescadores e as ruínas estão localizadas em águas rasas, bem próximas às margens, sendo inclusive possível alcançá-las a nado, a partir das casas.

Pela proximidade das margens é preciso ter cuidado com arames e com o sistema elétrico de bombas particulares, muitos deles feitos com ligações clandestinas e/ou precárias, que combinado com água, torna-se algo potencialmente perigoso para quem passa pelo local. 

O Torquato, de uma maneira geral, apresenta boa visibilidade, até por conta das baixas profundidades envolvidas e é um lugar ainda muito pouco explorado do ponto de vista de patrimônio histórico, tendo certamente muitas ruínas a serem descobertas e mapeadas.