Praias de Mochima

Por Karina Morais
Foto: Luiz Netto

 

mochima

Parque Nacional Mochima* está localizado entre Sucre e Anzoategui, estados no leste da Venezuela. Foi declarado parque nacional em 1973. Consiste em um grupo de ilhas que estende-se ao longo da costa do mar da Venezuela.

Suas praias são arenosas  e com água cristalinas, muitas intocadas, onde destacam-se:

Playa Las Maritas – é uma bela praia com águas cristalinas e tons de verde. A cor de sua  areia é branca. Las Maritas é muito limpa devido à manutenção feita  pela comunidade de Mochima.

Playa Blanca – com águas claras de tons verde, areia branca de granulação muito fina é uma bela praia que tem uma alta demanda turística durante os fins de semana e durante os períodos de férias.

Playa Vallecito – de águas tranquilas, claras e de cor amarela avermelhada. É cercada por uma cadeia de montanhas com uma vegetação exuberante.

Playa La Piscina – localizada na ilha de Arapo, faz parte de uma formação de corais entre duas ilhas com uma ilhota no meio. Tem visibilidade da estrada. Apesar de ter um banco de areia branca, alguns barcos oferecem serviços  para desfrutar de suas águas cristalinas.

Playa Arapito – Situado também dentro das áreas do Parque, próxima à Ilha Arapo.

Playa Colorada –  mundialmente famosa por sua areia fina, cor de ouro quase avermelhada que dá o seu nome. É muito badalada  e procurada principalmente nos fins de semana. localizada no continente e de fácil acesso.

Playa del Rumbas – mundialmente famosa pelo excelente atendimento e pelas pessoas diferentes com espírito boêmio que a frequentam.

Playa  Manare – com uma bela baía de águas calmas de tons verde e areia fina.  Possui excelentes pontos de mergulho.

As praias de Mochima são ideais para os  desportos aquáticos, como mergulho e vela, graças às águas quentes do Mar do Caribe. A beleza do Parque encontra-se na combinação de montanhas caindo no mar, praias espetaculares, muitas ilhas e uma vegetação preservada.

 

* O Parque Nacional Mochima estará no livro fotográfico Expedição Venezuela – La Tierra de Gracia. Mais informações sobre a Coleção EcoExpedições no menu esquerdo do portal da Panorama Cultural ou no site www.colecaoecoexpedicoes.com.br. Os extras publicados no portal trazem informações e curiosidades das áreas visitadas ao longo do projeto.